fbpx
Estátua de Michael Jackson no Rio veste agora um boné da PM

A estátua do cantor Michael Jackson (1958-2009) no Morro Dona Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, voltou a ser assunto na internet. Dessa vez, o monumento apareceu com um boné da Polícia Militar (PM) na cabeça. A imagem, difundida nas redes sociais, é uma provocação aos traficantes que haviam pendurado um fuzil no pescoço da estátua.

O monumento de bronze, inaugurado em 2010, está fixado no alto do morro, na laje onde Michael gravou parte do clipe de They Don’t Care About Us, em 1996. O local é um ponto turístico, procurado por visitantes brasileiros e estrangeiros após a comunidade ter recebido a primeira das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) da capital, em 2008. A escultura foi inaugurada um ano depois que o “Rei do Pop” morreu.

A UPP afirmou ter identificado os criminosos que colocaram o fuzil no pescoço da estátua, mas os bandidos seguem foragidos. Em comunicado, a UPP disse que os traficantes fizeram a foto no início da manhã, aproveitando um horário em que há maior movimentação na favela para evitar confrontos com os policiais.

Histórico

Prestes a fazer uma década, as UPPs hoje somam 38 postos no Rio. O modelo vive uma crise, decorrente da insuficiência de PMs para o patrulhamento e do rombo financeiro nas contas do estado. A falência das UPPs vem sendo evidenciada na volta dos embates entre policiais e traficantes e na falta de confiança dos moradores das favelas em relação aos policiais, acusados de abusos e de envolvimento em casos de corrupção.

Para especialistas na área de segurança, o ponto de inflexão foi julho de 2013, quando ocorreu o assassinato do auxiliar de pedreiro Amarildo de Souza. Ele foi sequestrado, torturado e morto por PMs da UPP da Rocinha, favela onde morava. Doze policiais foram condenados pelos crimes de tortura seguida de morte, ocultação de cadáver e fraude processual.

Foto da estátua de Michael Jackson com um fuzil, no Morro Dona Marta – 14/08/2017 (//Reprodução)

Fonte: veja.com

Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Deixe uma resposta