Este drone pode te salvar de um afogamento

Os drones começaram a se popularizar e se tornaram item de desejo de muitos norte-americanos nesse Natal.

Além disso, eles já possuem uma bela reputação por várias funções bem úteis para a humanidade, seja como ferramenta de monitoramento de áreas, entrega de encomendas, localização de pessoas perdidas ou flagrando a caça ilegal de animais em determinadas regiões.

Mas, nada faria de um drone tão útil quanto salvar a vida das pessoas evitando, por exemplo, que elas se afoguem no mar. E é exatamente esse o objetivo do Projeto Ryptide.

Criado por Bill Piedra com um grupo de alunos da escola King Low Heywood Thomas, em Connecticut, a pequena boia salva-vidas pode ser acoplada em qualquer drone que possa carregar uma GoPro.

O uso do equipamento é bem simples e rápido. Basta voar com o robô até o local onde uma pessoa está se afogando e apertar um botão para jogar o salva-vidas na água. Ao tocar na superfície molhada, o equipamento libera uma carga de CO2 para encher a boia em formato de anel.

Os criadores do projeto pretendem lançar o produto pelo Kickstarter no próximo ano, em um modelo compatível com o popular drone chamado DJI Phantom, que pode ser comprado por 99 dólares.

Se a iniciativa der certo, quem sabe no próximo verão não teremos uma solução eficaz para evitar que centenas de banhistas se afoguem nas praias brasileiras?

Confira o Projeto Ryptide em ação no vídeo abaixo:

Fonte: EXAME

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta