Estou mais para não ser, diz Joaquim Barbosa sobre sair candidato

­ Cotado como forte candidato à presidência da República, o ex­-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) ainda resiste à ideia, informa a coluna de Mônica Bergamo do jornal Folha de S. Paulo. “A verdade é que eu resisto”, diz ele. “Estou mais para não ser.”

Barbosa já foi procurado por lideranças de partidos como Rede, PSB e até o PT e reuniu­-se nesta semana com artistas como Marisa Monte, Lázaro Ramos, Fernanda Torres, Fernanda Lima, Caetano Veloso e Thiago Lacerda, que o convidaram para um encontro e tentaram convencê-­lo a mudar de ideia.

O jantar com artistas, aliás, foi visto como frustrante por muitos participantes do evento, segundo informa o jornal O Estado de S. Paulo, que aponta que Barbosa teria negado a candidatura. Segundo o jornal, a recusa em confirmar a hipótese da candidatura, levantada por ele mesmo, teria sido “um banho de água fria” para os presentes. . “Pelo menos foi o que contou a anfitriã, a produtora cultural Paula Lavigne”, afirma o Estadão. De acordo com Paula, o ex­-ministro foi simpático, mas “ouviu muito mais do que falou”. Apesar da recusa, Paula postou no Twitter: “Estamos tentando! O que acham? Ele não quer #joaquimbarbosapresidente”. Mas as reações se dividiram entre “vamos insistir mais” e “ele não é do ramo”.

Barbosa disse que “o maior obstáculo à ideia sou eu mesmo” ao afirmar que preza “muito a liberdade”. Desde que saiu do STF, há três anos, “gozo dessa liberdade na sua plenitude, com independência total para fazer e falar o que bem entendo. Isso não tem preço”, aponta ele.

No início do mês, o ex­-ministro afirmou que não descartava a hipótese de concorrer e, de acordo com a BBC, havia uma hipótese “robusta” de que ele compusesse uma chapa com Marina Silva em 2018 pela Rede.

Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Deixe uma resposta