Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Ex-agentes dos EUA dão prêmio a Snowden

0

O ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden recebeu nesta quarta-feira (9) em Moscou, na Rússia, o prêmio Sam Adams para Integridade na Inteligência, concedido por uma organização formada por ex-agentes de segurança dos Estados Unidos. Foi a primeira aparição oficial deve após a Rússia ter aceitado seu pedido de asilo temporário.
Quatro americanos que já trabalharam em agências como o FBI, a NSA, o Departamento de Justiça e a CIA se encontraram com Snowden em Moscou, e disseram que o ex-agente da NSA está se adaptando bem à Rússia, segundo a Associated Press.

Snowden foi escolhido por sua decisão de revelar documentos secretos de programas de espionagem da NSA, causando um escândalo mundial. Snowden passou a ser procurado pelas autoridades norte-americanas e obteve asilo temporário na Rússia, onde vive atualmente em local desconhecido.

Os quatro ex-agentes que se encontraram com Snowden (Thomas Drake, Raymond McGovern, Jesselyn Radack e Coleen Rowley) disseram acreditar que o americano fez a coisa certa ao revelar o programa de vigilância da NSA. O vencedor do prêmio em 2010 foi Julian Assange, fundador do WikiLeaks, entidade que tem ajudado Snowden.
A viagem dos quatro ex-agentes americanos a Moscou foi facilitada por Sarah Harrison, do WikiLeaks, que tem auxiliado Snowden desde a revelação dos dados. Eles disseram que não há evidencias de que o ex-agente da NSA esteja sob controle dos serviços secretos russos, como muitos no governo americano acreditam.

 

Fonte: G1

Comentários
Carregando