Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Ex-diretor da Assembleia Legislativa do PR é alvo de operação

Abib Miguel é apontado pelo Ministério Público como mentor do esquema batizado de “Diários Secretos”, que desviou mais de R$ 216 milhões na Alep entre os anos de 1997 e 2010

0

O Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, deflagrou, nesta segunda-feira (13), a Operação Castor. O principal alvo é o ex-diretor da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) Abib Miguel, conhecido como Bibinho.

A operação investiga a extração de madeira ilegal em fazenda que estava bloqueada pela Justiça. São cumpridos sete mandados de busca e apreensão em uma propriedade em Rio Azul e na casa de Bibinho em Curitiba.

Abib Miguel é apontado pelo Ministério Público como mentor do esquema batizado de “Diários Secretos”, que desviou mais de R$ 216 milhões na Alep entre os anos de 1997 e 2010. O esquema envolveu a contratação de mais de 90 funcionários “fantasmas” na Alep.

Os recursos desviados eram lavados através da aquisição de imóveis urbanos e rurais. As propriedades eram registradas em nome do próprio Bibinho e de familiares dele, em vários estados do país.

Essas propriedades tinham exploração agrícola ou extração de madeira e minérios, como forma de lavar dinheiro. Os imóveis bloqueados pela Justiça estão localizados no Paraná, mas também há propriedades em Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Santa Catarina e São Paulo.

Bibinho tem duas condenações por peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Porém, as sentenças foram anuladas pelo Tribunal de Justiça e as ações criminais voltaram para a primeira instância, ainda em trâmite para julgamento.

Também foram condenados pela participação no esquema de desvios os ex-diretores José Ary Nassif (Administrativo) e Cláudio Marques da Silva (Pessoal) – eles eram os responsáveis por efetuar as contratações irregulares. Os ex-diretores foram condenados formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro.

Comentários
Carregando