Explore a Estação Espacial Internacional no Street View

Em algum momento entre suas fases de biólogo marinho e ninja profissional, você provavelmente sonhou ser um astronauta quando criança. Mas você já viu todo o trabalho envolvido em, de fato, se tornar um? Economize anos de treinamento G-force e macacões e pegue esse atalho para a Estação Espacial Internacional, que foi disponibilizada para um tour através do Street View, do Google Maps, nesta quinta-feira (21).

Durante um passeio de seis meses como engenheiro de voo na estação espacial, o astronauta Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia, foi alistado pelo Google para capturar as imagens panorâmicas necessárias do interior da Estação Espacial Internacional para adicionar o local ao Street View. Esse é normalmente um processo automatizado, usando uma plataforma multicâmeras gigante em cima de um carro, ou uma mochila pesada. Mas todo esse equipamento era pesado e caro demais para mandar para o espaço.

Ao longo dos 16 anos que humanos têm habitado a estação espacial, várias agências espaciais construíram uma coleção impressionante de câmeras flutuando 402 km acima da Terra. Então, Pesquet usou essas DSLRs e outros equipamentos já na estação para documentar os 15 diferentes módulos que compõem a estação. Essas imagens foram enviadas para a equipe do Google Maps, que as juntou para criar esse tour visual que você pode curtir sem ter de lidar com os efeitos de desorientação da gravidade zero.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta