Falsa engenheira de tráfego é exonerada da Semtran, mas é nomeada no gabinete do prefeito Nazif

Uma situação daquelas que estão se tornando cada vez mais comuns em Porto Velho, o exercício ilegal de profissões também veio à tona na prefeitura da capital. A ex-coordenadora de engenharia de tráfego da prefeitura, Mirce Machado, está respondendo inquérito administrativo por não ser engenheira e estar atuando sem qualquer registro. Em 4 de fevereiro desse ano, o Diário Oficial do Município trouxe nomeação da comissão que vai investigar o caso, que tem 60 dias para apresentar relatório.

Ocorre que Mirce foi denunciada ainda ano passado, e o prefeito Mauro Nazif, ao invés de suspender a servidora até que o processo fosse concluído, resolveu transferi-la para seu gabinete em novembro de 2015. O inquérito só foi instaurado em fevereiro desse ano.

Mas Mirce vinha ocupando cargos na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMTRAN) desde a gestão de Roberto Sobrinho, quando chegou a ser suplente do presidente do Conselho Municipal de Transporte Coletivo de Porto Velho. O titular era Itamar Ferreira.

Mirce era lotada como “engenheira de tráfego”, mas de acordo com a denúncia, ela não tem curso superior na área de engenharia. Ela aparece como aprovada em um curso de “Gestão de Trânsito” da Universidade Estadual de Goiás. A denúncia também aponta que todas as vezes que era solicitado para que Mirce apresentasse a “Anotação de Responsabilidade Técnica”, conhecida como “ART”, e ela sempre se recusava a assinar como “engenheira”, mesmo ocupando a função, daí levantou suspeitas e foi descoberta. A função de coordenadora deve ser obrigatoriamente preenchida por um engenheiro ou arquiteto.

Falhas técnicas

O Ministério Público também abriu processo investigatório e a principal preocupação é com as possíveis falhas em projetos que foram desenvolvidos por Mirce, que podem representar perigo para a população. Está sendo feito um levantamento em todo seu trabalho. Ela continua lotada no gabinete do prefeito.

Abertura do inquérito
Abertura do inquérito
Transferência para o gabinete do prefeito
Transferência para o gabinete do prefeito
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta