Faltando 49 dias para as Olimpiadas, governo do RJ decreta calamidade

O governador do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, decretou estado de calamidade pública no Estado a 49 dias da Olimpíada.
O decreto, publicado no Diário Oficial, diz que “a grave crise financeira no Estado impede o cumprimento das obrigações assumidas em decorrência da realização da Olimpíada e Paraolimpíada”.

No texto, o governo afirma que a atual situação pode causar um colapso de segurança pública, saúde, educação, mobilidade e gestão ambiental.
Decretar estado de calamidade pública significa, na prática, que o governo poderia fazer contratações sem licitação. E também pode facilitar o recebimento de ajuda financeira do governo federal.

O decreto diz que as autoridades ficam “autorizadas a realizar medidas excepcionais para a racionalização de todos os gastos públicos essenciais, com vistas à realização dos Jogos”.

As informações são da BBC Brasil

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta