Fecomércio comemora o anuncio da obra do ELO para o Aeroporto de Porto Velho

O presidente da República, Michel Temer, esteve na manhã desta quinta-feira 23.11, em Porto Velho (RO), onde inaugurou as novas instalações do Hospital do Câncer da Amazônia e assinou a ordem do serviço para a construção dos ELO`S do aeroporto internacional de Porto Velho. A obra é no valor de seis milhões.

Acompanhado dos oito deputados federais e três senadores da bancada federal de Rondônia, além do governador Confúcio Moura, do prefeito da cidade, Hildon Chaves, e do presidente da Câmara Municipal, Maurício Carvalho, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho. Temer, falou do seu trabalho na Presidência e destacou o trabalho de Henrique Prata à frente da Fundação Pio XII, entidade mantenedora do hospital.

Durante a cerimônia, também foi entregue uma portaria ao presidente da República autorizando a o funcionamento do Hospital do Amor Amazônia como Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacon). A unidade é uma das mais avançadas em termos de instalação e tecnologia, um exemplo de modernidade no setor oncológico na região Norte, Nordeste e Centro-oeste.

Segundo o presidente da Fecomércio-RO Raniery Coelho, os dois empreendimentos precisam ser ressaltados, um pelo lado social e outro pela questão econômica. “O Hospital além de dar um tratamento adequado à família rondoniense também vai gerar emprego e renda. Já a construção dos elos do aeroporto é um passo importante para a modernização do nosso aeródromo e sua internacionalização”, comentou.

Raniery também destacou a ajuda financeira que o presidente Temer deu aos municípios brasileiros que estão com dificuldade em fechar suas contas do exercício 2017. O Governo Federal liberou R$ 2 bilhões aos municípios. “É um valor que terá impacto significativo na economia. Em Rondônia, por exemplo, sabemos da realidade de alguns municípios. De qualquer forma, é um motivo a mais projetar um final de ano mais positivo para a economia e para as vendas no comércio”, ressaltou.

Após a solenidade de inauguração do Hospital do Câncer da Amazônia, a Infraero realizou uma solenidade para a assinatura da ordem de serviço para início das obras ao representante da EBSA, Jônatas Rizzo Oliveira, que venceu a licitação para a construção do ELO. Questionado pelo conselheiro da Fecomércio-RO, Abraão Viana, o empresário disse que a partir da próxima semana começa a análise do projeto básico da obra. Ele acredita que a obra esteja concluída antes do prazo previsto de 270 dias.

Dessa solenidade participaram os senadores Valdir Raupp e Ivo Cassol, além do Diretor de Operações da Infraero, Márcio Jordão, além de representantes da Fecomércio-RO e Fiero. Durante a solenidade Márcio Jordão destacou o trabalho da deputada federal Marinha Raupp que vem há vários anos percorrendo o Ministério do Transportes em busca das soluções para o aeroporto internacional de Porto Velho, como também, o apoio e parceria da Fecomércio diante de bandeiras tão importante para o desenvolvimento do turismo e da economia do estado.

ELO – Equipamento de Ligação Operacional, é um conector projetado para fazer a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, permitindo que os passageiros, transitem ao mesmo tempo, com conforto, segurança e acessibilidade, ao entrar ou sair dos aviões. A instalação desse equipamento tem sido uma das bandeiras defendidas pela Fecomércio-RO.

No ano passado, a deputada Marinha e o senador Valdir Raupp intermediaram uma reunião no Ministério dos Transportes entre representantes da Federação e o ministro Maurício Quintela, onde foi apresentada a necessidade de construção dos Elo´s e o alfandegamento do aeroporto. Na semana passada, a Presidência da Fiero e da Fecomércio-RO enviaram uma carta conjunta ao presidente Temer, pedindo agilidade na liberação da ordem de serviço, no que foram prontamente atendidos.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Participe do debate. Deixe seu comentário