fbpx
Fecomércio-RO parabeniza o Governo do Estado pela Integração Comercial Andina durante feira internacional do Peru

O presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, destacou esta terça-feira (03) a atuação do Governo de Rondônia nas ações da integração comercial com os países andinos, após a realização da Feira Internacional de Alimentos (Expoalimentaria) no Peru.

Ele também destacou a participação decisiva do setor empresarial, que concebeu este sonho da integração, 25 anos atrás, durante a realização da Caravana para o Pacífico, que, na ocasião, foi empreendida e comandada pelos presidentes da Fecomércio-RO e Fiero, Luiz Malheiros Tourinho e Miguel de Souza, pretendendo consolidar a ligação Interoceânica, projeto realizado em parceria com vários outros representantes do setor produtivo, inclusive, o a Faperon e o Sebrae .

“Atualmente não há mais como se falar em integração comercial andina sem a participação de Rondônia. A Fecomércio-RO e outros parceiros comerciais levaram anos para construir um projeto ousado e que hoje já mostra a grandeza da relação comercial entre as nações fronteiriças, exemplo disso, foi assinatura de um Acordo de Cooperação entre a Fecomércio e a Capebras – Câmara Binacional de Integración Comercial, permitindo, a solidificação do mercado entre os dois Países e colocando Rondônia como protagonista da relação comercial dentre os estados da região Norte”. ressaltou, Raniery.

O presidente também destacou a grande vitrine que representa a feira, “Como uma oportunidade importante, em se tratando de mercado exterior para consolidar as relações internacionais de comércio com o nosso estado”.

A Feira Internacional de Alimentos contou com a participação de empresários de diversos países, trazendo uma proposta de movimentar quase R$ 1 bilhão. Foi uma ocasião única de Rondônia demonstrar, mais uma vez, seu potencial em empreendedorismo empresarial, de parcerias econômicas de negócios e produtos. Do evento participaram o ministro brasileiro da Agricultura, Blairo Maggi, acompanhado de comitiva governamental de Rondônia, liderada pelo vice-governador, Daniel Pereira, um grande incentivador da integração regional mostrando uma visão moderna das relações internacionais e de sua importância para o Estado de Rondônia.

EXPOALIMENTARIA 2017

A Expoalimentaria 2017 foi realizada de 27 a 29 de setembro, em Lima, e teve a participação especial de Rondônia, como convidado. O Estado foi único do Brasil a possuir um estande na feira onde expôs desde o pescado de água doce, carne bovina, a castanha do Brasil, arroz e milho – produtos esses sugeridos pela organização da feira e os quais o Peru tem interesse em comercializar.

Denominada Missão Rondônia – Peru Expoalimentaria – a comitiva rondoniense participou da feira levando cinco empresários, um chef de cozinha e representantes da Superintendência do Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Suder). As empresas rondonienses na feira foram a Rical, Zaltana Pescados, Central Agrícola, Inovam e Distriboi.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Deixe uma resposta