fbpx
Fecomércio-RO projeta crescimento no volume de vendas no Dia das Mães

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o próximo Dia das Mães deve movimentar R$ 9,2 bilhões no País, um crescimento de 3,8% em volume de vendas, descontada a inflação, na comparação com o ano anterior. Se confirmada, a data comemorativa volta a registrar crescimento real no faturamento depois de dois anos de queda.

Em 2015 e 2016, as vendas variaram -0,4% e -9,0%, respectivamente. Com a expectativa de incremento das vendas por parte dos varejistas, a contratação de trabalhadores temporários pelo setor deve apresentar ligeiro aumento neste ano (20,6 mil vagas), na comparação com o mesmo período de 2016 (20,1 mil vagas).

Apesar da maior oferta de postos de trabalho, a taxa de efetivação deve se manter abaixo da média histórica de 5,5%. Já, em Rondônia, a previsão é de que o comércio deve ter um crescimento de cerca de 4,2% no volume de vendas, a previsão de trabalhadores temporários é de 1.236 novas vagas. Os números são do Departamento Econômico da Fecomércio Rondônia.

Para o presidente, Raniery Araujo Coelho, “o resultado é animador”, levando em conta que as condições de consumo ainda são lentas. A economia está se recuperando aos poucos e as previsões de melhora no volume de vendas em relação ao ano passado já é um bom indicador para os empresários apostarem mais nesta data”, comentou.
Os artigos mais procurados de acordo com a CNC, os ramos de artigos de uso pessoal e doméstico e de móveis e eletrodomésticos devem ser aqueles mais procurados neste ano, apontando variações de +6,7% e +6,4% em volume de vendas, respectivamente, na comparação com o Dia das Mães anterior. Já para o setor de vestuário e calçados, principal ramo do varejo nessa data, com cerca de 40% do faturamento total, a previsão é de ligeira alta de 0,5% em comparação com 2016.

Variação nos preços

Segundo dados mais recentes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), os bens e serviços sazonalmente mais demandados no Dia das Mães acumularam alta de 4,6% nos últimos 12 meses – a menor variação em 10 anos.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Deixe uma resposta