Fecomércio-RO ressalta oportunidades de negócios da Missão Peru – Rondônia Brasil 2016

O Sistema Fecomércio-RO participou nesta terça-feira (13.09) através de seus conselheiros, do encontro Missão Peru– Rondônia Brasil 2016, promovido pelo Ministério de Comércio Exterior peruano. O evento, realizado em Porto Velho, é mais um esforço concentrado do Governo Peruano, do Governo de Rondônia, Sistema Fecomércio e Fiero para consolidar a comercialização de seus produtos com os países andinos.

A Fecomércio-RO foi representada pelo conselheiro Osmar Santana, que destacou a importância das oportunidades comerciais entre Rondônia e o Peru. “O Peru é um mercado comercial em expansão, e Rondônia produz o que eles querem consumir. É uma ótima oportunidade para o crescimento econômico do Estado”, comentou Osmar Santana.

Segundo o vice-ministro de Comércio Exterior peruano, Oscar Vasquez Vela, um dos principais entraves das relações comerciais com Rondônia é a desinformação. Atualmente, as autoridades federais já estão estabelecidas na fronteira, tanto do lado peruano, quanto do lado brasileiro. “As empresas tiveram a oportunidade de identificar seus nichos de mercado e ampliar seus negócios, aproveitando a pouca distância, a diversidade de produtos e a rodovia Transoceânica para exportar”, disse o vice-ministro peruano.

A abertura do encontro foi marcada por palestras com foco na oportunidade de negócios bilateral. Nesta primeira fase, a preferência é pelos produtos regionais. Rondônia, por exemplo, está oferecendo ao Peru a soja, o peixe, a carne, o arroz e o milho; Do lado peruano, os produtos são: hortifrutigranjeiros, conservas e materiais para construção.

Uma comitiva de quarenta empresários peruanos compareceram ao encontro para a rodada de negócios com empresários rondonienses. Dentre as autoridades peruanas participaram Oscar Vasquez Vela – vice-ministro de Comércio Exterior; Consul Geral do Acre/RO – Félix Vasquez; Antônio Castilho – Diretor Geral do Escritório Comercial do Peru no Brasil; Victor Hugo Rondón – do Escritório Comercial do Peru; além do vice-governador rondoniense Daniel Pereira e do presidente da Federação da Agricultura do Estado de Rondônia, Hélio Dias, e os conselheiros da Fecomércio, Osmar Santana e Canísio Hartmmann.

O próximo encontro entre empresários peruanos e rondonienses será em Lima, no Peru, de 28 a 30 de setembro, na maior feira de alimentos do País. A ida dos empresários rondonienses será custeada pelo Ministério de Comércio Exterior do Peru.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Participe do debate. Deixe seu comentário