fbpx
Ficar sentado por duas horas pode neutralizar benefícios de até 20 minutos de exercício

Permanecer sentado por longos períodos pode acabar com os benefícios de uma sessão de exercícios físicos para o seu coração, afirma um estudo realizado por cardiologistas da Universidade de Texas Southwestern Medical Center.

Entretanto, levantar-se e movimentar-se pode evitar que seu condicionamento físico seja afetado e pode manter seu coração saudável.

— Evitar o sedentarismo ao longo do dia pode representar uma estratégia importante para melhorar o condicionamento físico e a saúde, à parte a atividade física regular— diz o pesquisador Jarett Berry.

O estudo analisou 2.223 homens e mulheres sem histórico de doença cardíaca, asma ou acidente vascular cerebral (AVC) e avaliou seu condicionamento físico e comportamento sedentário.

Constatou-se que ficar sentado por duas horas pode ser tão prejudicial quanto 20 minutos de exercício são benéficos.

Passar longos períodos sentado sempre foi associado com o aumento do risco de doença cardíaca, mas a investigação sugere a atividade física pode ajudar a eliminar esse risco. Contudo, permanecer por muito tempo em uma cadeira ou sofá pode ser ruim para o coração, mesmo para aqueles fisicamente ativos, de acordo com o Dr. Berry.

— Quando permanecemos sentados por muito tempo, qualquer movimento é um bom movimento e ameniza os efeitos colaterais. Então, mude de posição frequentemente, levante-se e faça alongamentos— recomenda Jacquelyn Kulinski, co-autora da pesquisa.

Fonte: zhnoticias

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta