Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Ford cria boné que alerta caminhoneiros sonolentos ao volante

Protótipo emite avisos sonoros, de vibração e de luz ao perceber sinais de sono e cansaço nos motoristas

0

A Ford desenvolveu uma solução inovadora e extremamente simples capaz de aumentar consideravelmente a segurança de motoristas que passam horas seguidas rodando pelas estradas. A montadora criou um boné capaz de interpretar, por meio de sensores, os movimentos realizados pela cabeça dos usuários, alertando para momentos de sonolência ao volante.

O aviso é feito pela geração de três tipos de sinais: vibratório, visual e sonoro, orientando o motorista a fazer uma parada de descanso antes de seguir viagem.

O protótipo busca trazer mais segurança para as estradas. Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), 11% dos caminhoneiros já se envolveram em pelo menos um acidente nos últimos dois anos e 45% receberam oferta de algum tipo de droga ou substâncias ilícitas, principalmente em postos de combustível.

O Boné Alerta foi testado durante oito meses por um grupo de motoristas, que dirigiram por mais de 5 mil km em condições reais de rodagem. Antes, foi realizado um estudo para identificar os movimentos do caminheiro para diferenciar as ações rotineiras de trabalho e as que indicam sono.

A base de dados está dentro de uma unidade central de processamento do boné, que funciona conectada a um acelerômetro e um giroscópio para identificar cada tipo de situação.

O aviso é feito pela geração de três tipos de sinais: vibratório, visual e sonoro, orientando o motorista a fazer uma parada de descanso antes de seguir viagem

O protótipo ainda está em fase de testes e depois deve caminhar para o processo de patenteamento e certificação. Portanto, ainda não há planos para a sua produção e comercialização no curto e médio prazo. A Ford, no entanto, busca parceiros e clientes para dividir a tecnologia e avançar no seu desenvolvimento e viabilização mercadológica.

Fonte: metropoles

Comentários
Carregando