Golpe no WhatsApp que promete crédito pré-pago já enganou 300 mil

Novo ataque envia comunicado com falsa promessa de R$15 gratuitos em créditos para celular, segundo a PSafe

Um novo golpe distribuído pelo WhatsApp que promete crédito grátis para planos pré-pagos de celular já enganou mais de 300 mil usuários no Brasil, segundo informações da PSafe.

O ataque de phishing funciona de maneira simples: o usuário recebe uma mensagem de um contato conhecido ou grupo no WhatsApp convidando a pessoa a clicar no anúncio da promoção para ganhar 15 reais em créditos para o celular.

Feito isso, o comunicado mentiroso pede para a vítima compartilhar o link com amigos e grupos e então digitar seu número de celular em uma página maliciosa, onde ele é cadastrado em um serviço pago de SMS.

De acordo com a empresa de segurança, o golpe em questão é elaborado e traz até mesmo comentários falsos elogiando e recomendando a suposta oferta, que, na verdade, pode roubar dados dos usuários e causar prejuízos financeiros.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta