Golpe no Whatsapp usa “cupons grátis” do MacDonalds

Mais um golpe vem sendo registrado (e compartilhado maciçamente) em grupos de Whatsapp. Dessa vez os estelionatários usam um site com uma falsa promoção de “cupons grátis” no valor de R$ 70 na rede MacDonalds.

O link vem sendo compartilhado da seguinte forma,  “Cupons de 70 reais do McDonalds!! Uhuu, vamo comer de graça!!🍔🍟🥃 – http://mcdonaIds.site/promo/

Ocorre que, ao clicar no link o internauta é redirecionado a uma página cujo endereço  é http://mcdonaids.site/promo/ (com I) e é longe do endereço oficial da rede que é o http://www.mcdonalds.com.br/

Ao clicar em “gerar cupom” o internauta recebe uma mensagem para compartilhar a 10 contatos do Whatsapp e tem sua máquina infectada.

O verdadeiro endereço de promoções do MacDonalds é o http://www.mcdonalds.com.br/promocoes/.

Página falsa que rouba os dados

Como em golpes anteriores, dependendo de alguns recursos do dispositivo móvel, tipo de navegador e do idioma, os cupons falsos são modificados de forma dinâmica para enganar os usuários. Dessa forma, dependendo do país e idioma que a vítima está localizada, são observados comportamentos diversos que variam de download de aplicações até envio de torpedos SMS para números Premium.

A ESET também indicou que nesse golpe, quando o criminoso detecta que o navegador não está sendo acessado em um smartphone, redireciona o usuário para o Facebook e o convida a compartilhar com seus contatos da rede social o link falso do voucher. Dessa forma, ao compartilhar o cupom falso em sua timeline, seus contatos passarão a compartilhar a publicação, assim como acontece no WhatsApp.

“Temos visto uma série de campanhas como esta que usam marcas famosas para aplicar golpes, como no caso do Starbucks e Zara. É comum nesse tipo de fraude que usuários desavisados caiam na armadilha e se tornem vítimas, compartilhando informações pessoais de forma não intencional, com o objetivo de ganhar um voucher que nunca receberão”, afirma Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil.

Para evitar cair no golpe, não clique em links que contenham informações suspeitas e cuidado quando for informar seus dados pessoais, quanto menos informações pessoais forem expostas na Internet mais seus dados estão protegidos. Além disso, não instale aplicativos não oficiais ou baixe arquivos anexados aos e-mails.

Já fiz, e agora?

Caso você já tenha clicado, especialistas em segurança ouvidos pela editoria de tecnologia de PAINEL POLÍTICO, recomendam que você baixe um antivírus e faça uma varredura em seu dispositivo. Você pode baixar o AVG ZEN para Android.

Outra medida é prestar bastante atenção quando receber esse tipo de mensagem. O ideal é fazer buscas na internet sobre a “promoção oferecida”, normalmente as empresas que são vítimas relatam o problema.

 

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

4 thoughts on “Golpe no Whatsapp usa “cupons grátis” do MacDonalds

  1. boa acabei de receber e espalhei para 2 grupos após ler aqui já relatei que se tratava de golpe ;

    hj em dia desconfie de tudo que enviarem;.

    foi rápido essa ainda bem que não cliquei autenticar cupom. kkkk

Participe do debate. Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: