Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Google, Apple e Facebook ajudam com buscas e doações após terremoto no Nepal

0

O terremoto que atingiu o Nepal e partes da Índia neste sábado (25) já causou mais de três mil mortes e motivou gigantes tech como Apple, Google, Facebook e Viber a se envolverem na causa. Foram criados recursos online que incluem estímulos a doações, ligações gratuitas, e mapeamento de desaparecidos no local. O terremoto de 7,8 de magnitude foi o mais violento a atingir o país nos últimos 80 anos.

Google Person Finder

Para ajudar familiares e amigos a encontrar pessoas nas áreas afetadas, o Google criou uma ferramenta (personfinder/2015-nepal-earthquake) no Person Finder. O recurso funciona de maneira simples, em uma interface que conta com dois botões: “I’m looking for someone” (estou procurando por alguém, em tradução livre) e “I have information about someone” (eu tenho informações sobre alguém).

Todos os dados coletados por esse sistema serão disponibilizados publicamente para facilitar o mapeamento de desaparecidos. Até agora, mais de 5.700 relatórios já foram preenchidos.

O Google Person Finder foi visto pela primeira vez durante uma outra tragédia, o terremoto do Haiti, que causou mais de 100 mil mortes em 2010.

Facebook Security Check

Com o mesmo intuito que o Google, o Facebook pediu que os usuários das áreas que sofreram com o terremoto, confirmassem sua segurança. O recurso da rede social (facebook.com/safetycheck/) também permite que as pessoas informem sobre o status de outros amigos que estejam em locais afetados.

Em um post, Mark Zuckerberg anunciou o serviço e ressaltou a importância de divulgar informações sobre as vítimas. “Quando desastres acontecem, as pessoas precisam saber que seus entes queridos estão a salvo. É em momentos como esse que conseguir se conectar realmente importa”, disse.

Apple incentiva doações

Essa não é a primeira vez que a Apple usa o iTunes para ajudar causas de caridade. Em 2011, a empresa pediu doações para o terremoto e tsunami do Japão e em 2010 para o terremoto do Haiti.

Ligações gratuitas no Viber

Para facilitar a comunicação entre pessoas nas áreas de risco e seus familiares e amigos, o Viber tornou todas as ligações feitas do Nepal para qualquer outro país, gratuitas. O caminho inverso, ligações feitas de outro país para o Nepal, também não será cobrado pelo mensageiro VoiP.

Comentários
Carregando