fbpx
Google planeja lançar serviço de transporte com carros autônomos

O Google se prepara para entrar em rota de colisão com um de seus parceiros. De acordo com uma reportagem da Bloomberg, a gigante de buscas pretende lançar um serviço de transporte bem semelhante ao que é oferecido pelo Uber.

O produto pensado pelo Google inclui os carros autônomos que estão em desenvolvimento pela companhia, o que complica ainda mais a relação com o Uber – que ontem revelou ter planos para colocar carros sem motoristas nas ruas.

Em agosto de 2013, o Google investiu US$ 258 milhões no Uber, tornando-o seu maior investimento até então. Menos de um ano depois, a gigante colocou ainda mais dinheiro na startup.

Também em 2013 o vice-presidente de desenvolvimento corporativo do Google, David Drummond, passou a fazer parte da equipe de diretores do Uber. Foi Drummond, segundo a Bloomberg, o responsável por informar o Uber sobre os planos do Google – ele teria mostrado até um aplicativo que já é usado pelos empregados de sua empresa para chamar carros autônomos que servem como táxis.

A situação desesperadora para o Uber chega no momento em que a startup fechou acordo com a Universidade Carnegie Mellon para desenvolver veículos que dispensem os motoristas. Travis Kalanick, CEO da empresa, falou recentemente em uma conferência que os motoristas encarecem seu serviço e que o ideal seria tirá-los do negócio.

Mas o Google é quem está mais adiantado no desenvolvimento de carros autônomos, mesmo com montadoras como Mercedes, Audi e Tesla trabalhando na ideia, então o Uber terá muito trabalho para alcançar a parceira/rival ou terá de fechar mais acordos com ela. Além disso, o Uber depende do Google Maps para operar, o que faz com que a companhia tenha pleno conhecimento sobre os padrões de funcionamento do app de transporte.

Fonte: Olhar digital

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta