Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Governo federal reconhece situação de emergência em 14 cidades mineiras atingidas pela chuva

Portaria inclui onze municípios da Zona da Mata, dois da Região Metropolitana de Belo Horizonte e um do Centro-Oeste.

0

O governo federal reconheceu a situação de emergência em 14 cidades mineiras atingidas pela chuva. A portaria, que inclui onze municípios da Zona da Mata, dois da Região Metropolitana de Belo Horizonte e um do Centro-Oeste, foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (7).

O reconhecimento do Ministério da Integração Nacional permite ampliar as ações de assistência e reconstrução das áreas prejudicadas pelos temporais que têm castigado o estado. Ele foi realizado por um “procedimento sumário”, que ocorre com base apenas no requerimento e no decreto de emergência do estado ou do município. Segundo o ministério, o objetivo “é acelerar as ações federais de resposta ao desastre, considerado de alta intensidade”.

Na Zona da Mata, Abre Campo, Lajinha, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São José do Mantimento, São Pedro dos Ferros, Urucânia tiveram a situação de emergência reconhecida. A portaria ainda engloba Caeté e Pedro Leopoldo, na Grande BH, e Nova Serrana, no Centro-Oeste.

Na última terça-feira (5), o governo já havia reconhecido situação de emergência em Ribeirão das Neves. Na portaria, constava ainda a cidade de Tombos, na Zona da Mata, que foi atingida por um temporal com granizo no fim de outubro.

Prefeitos se reúnem com Temer

Prefeitos de cidades que sofrem os impactos dos últimos dias se reuniram, nesta quinta em Brasília, com o presidente Michel Temer (PMDB), com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB) e com o secretário Nacional de Defesa Civil, Renato Newton.

O encontro foi realizado a portas fechadas e, de acordo com a assessoria da presidência, discutiu o restabelecimento das condições dos municípios. Participaram os prefeitos de Contagem, Caeté, Ribeirão das Neves, Rio Casca e São João del Rei, além do senador Aécio Neves (PSDB) e dos deputados Caio Narcio (PSDB) e Domingos Sávio.

Fonte: g1

Comentários
Carregando