Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Governo proíbe agentes e socio-educadores de conceder entrevista durante greve

0

Governo alega que medidas foram adotadas para evitar colapso no sistema

O governo do Estado publicou portaria nesta quarta-feira proibindo que agentes penitenciários, diretores de unidades de “demais servidores” de conceder entrevistas às redes de comunicação sem a autorização do setor de comunicação da Secretaria de Justiça.

O documento também determina que durante o movimento grevista, sejam mantidos de foram regular todas as atividades existentes dentro das unidades prisionais e sócio-educativas, além de que sejam intensificadas as fiscalizações nesses locais, principalmente quanto à distribuição de alimentos, manutenção de visitas e atendimento médico.

A portaria também estabelece que qualquer servidor que se recusar a cumprir suas funções, deverá sofrer punição administrativa e que a Polícia Militar deverá ser acionada imediatamente “quando visualizada a menor ameaça à ordem e segurança”.

As medidas foram decididas nesta quarta-feira após reunião do gabinete de gerenciamento de crise, junto com membros do judiciário e ministério público. Na terça-feira, PAINEL POLÍTICO divulgou áudio em que um suposto agente penitenciário fala que o movimento grevista precisa ser radical. Ele afirmou ainda que o “judiciário de Rondônia é comprado pelo governo” e que o executivo “sempre age na ilegalidade”. Agentes penitenciários disseram à reportagem que essa opinião não representa a “maioria” e que o movimento será pautado pela legalidade.

Sobre a portaria do governo, os agentes consideram uma afronta a liberdade de expressão, “o governo quer nos calar com essas medidas”. Já o governo afirma que as medidas são para garantir o bom funcionamento das unidades e a dignidade das pessoas que estão com restrição de liberdade.

Veja a portaria do governo:

Portaria da Sejus proíbe agentes de conceder entrevista
Portaria da Sejus proíbe agentes de conceder entrevista
Comentários
Carregando