Greve dos bancos já agrava o comércio de Porto Velho

greve2013-dia15-0002Entrando na sua segunda semana de paralisação com os bancos fechados, o comércio de Porto Velho começa a sentir os efeitos negativos da greve nacional dos bancos que iniciou no dia 19 de Setembro. A preocupação dos comerciantes é devido à data comemorativa do Dia das Crianças que costuma fomentar o mercado, mas por conta da interrupção dos atendimentos bancários, o comércio da Capital pode perder significativamente nas vendas.

Só no Estado de Rondônia são 106 agências paralisadas, gerando transtornos para a população que necessita dos atendimentos dos bancos. Mesmo com os prejuízos no comércio de todo o país, os bancos ainda não chegaram a uma negociação. O Presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), José Pinheiro diz que em Rondônia ainda não há previsão pra o retorno dos atendimentos. “E essa é uma tendência que atinge todo o país, especialmente nos grandes centros comerciais. Mas nem isso até o momento foi capaz de demover os bancos dessa postura de arrogância e este silêncio deles (os bancos) faz somente fortalecer a greve e, claro, aumenta a revolta e os transtornos para a população”, comenta.

greve2013-dia15-0001Segundo o SEEB o movimento está se tornando mais forte. Na manhã desta quinta-feira (03) os bancários se reuniram na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Porto Velho, para um café da manhã com dirigentes sindicais e para reforçar a mobilização. Por conta deste fortalecimento, o Comando Nacional dos bancários voltou a se reunir hoje para avaliar os resultados da greve e fortalecer o movimento e que haja uma resposta positiva das reivindicações o quanto antes.

A greve nacional foi iniciada no dia 19 de Setembro em todo o país, após os bancários rejeitaram em assembleias realizadas no dia 12 de Setembro a proposta apresentada pelos bancos que até agora só repõe a inflação do período (6,1%) e nega as demais reivindicações econômicas e sociais solicitada pelos manifestantes.

Com informações da SEEB

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Anterior «
Próximo »

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

  • twitter
  • googleplus

Deixe uma resposta

Direto de Brasília