fbpx
Hasteamento da bandeira atrai turistas ao Palácio do Planalto

Ato ocorre diariamente às 8h e às 18h e conta, uma vez por semana, com a apresentação da banda do Batalhão da Guarda Presidencial

Todos os dias, o hasteamento da Bandeira Nacional em frente ao Palácio do Planalto chama a atenção de quem passa pela Praça dos Três Poderes. O ato ocorre nas organizações militares e nos palácios presidenciais, às 8h da manhã e às 18h – – ou no pôr do sol, o que ocorrer primeiro.

Às sextas-feiras, às 17h, ocorre a apresentação da banda do Batalhão da Guarda Presidencial. O repertório é variado, com músicas que vão desde hinos e trilhas de filmes clássicos a canções populares. Não por outro motivo, a apresentação já se tornou parte das atrações de quem visita Brasília.

Embora seja feita diariamente, uma data é especial para a troca das bandeiras. Todos os anos, em 19 de novembro, Dia da Bandeira, as Forças Armadas incineram simbolicamente as bandeiras envelhecidas, que não servem mais para o hasteamento.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta