Hospital dá soro vencido para criança

In Brasil
Espalhe essa informação

Uma criança de 5 anos recebeu uma dose de soro fisiológico com prazo de validade vencido no início desta semana em Franca (SP). Segundo a família do menino, o medicamento estava impróprio para uso havia três meses. A Secretaria Municipal da Saúde confirma a falha e comunica que abrirá uma sindicância interna para apurar o caso.
O representante comercial Júlio César de Almeida, de 37 anos, relata que levou ao Pronto-Socorro Infantil Dr. Janjão, na manhã de segunda-feira (30), o filho Matheus, de 5 anos, que vomitava com frequência e estava com febre. Por volta das 12h30, a criança foi encaminhada para atendimento e começou a receber a medicação, informa Almeida.
Ele diz ter percebido que o lote da substância não estava no prazo de validade durante a aplicação. O medicamento trazia a informação de ter sido produzido em junho de 2011 e de ser válido até junho deste ano. “Tenho esse costume de olhar a validade das coisas, principalmente com criança. (…) Fazia três meses que tinha vencido”, diz.

 

Constatado o problema, o representante comercial avisou as enfermeiras, que em seguida trocaram a dose – 300 mililitros já tinham sido injetados, de acordo com o pai do paciente. Almeida diz que a equipe ainda realizou testes cardíacos no menino, após ele começar a tremer.
O representante comercial relata que um médico do PS Infantil chegou a solicitar a presença da Guarda Civil Municipal para tentar tirá-lo do local em que seu filho era atendido. Uma enfermeira o levou para outra sala, onde ele afirma ter novamente relatado o caso do soro vencido. “Do lado do meu filho eu não queria sair, porque fizeram uma coisa errada, eu não ia sair. Queria saber o medicamento que ele estava tomando“, afirma Almeida.
Chegando em casa, ele relata que Matheus continuou com febre e vômitos até a manhã de terça-feira (1º), mas que não teve mais problemas de saúde. Desde que saiu da unidade de saúde, a família afirma não ter recebido ligação do pronto-socorro para avaliação das condições de saúde do menino. “Do mesmo jeito que foi, meu filho voltou para casa: com febre alta e vomitando. Só foi passar na madrugada, lá pelas quatro e meia, quando demos um banho nele.”
Secretaria da Saúde
A secretária da Saúde de Franca, Rosane Moscardini, confirmou ao G1 nesta sexta-feira (4) a falha na entrega do soro vencido. Ela informou que, de um litro prescrito, 200 mililitros chegaram a ser injetados no paciente antes que o pai percebesse que o produto estava com data expirada. Apesar do problema, a criança foi acompanhada pela equipe do pronto-socorro infantil e não teve problemas colaterais decorrentes da aplicação. “Quando o pai reclamou com a equipe de enfermagem, foi feita a troca, o menino foi acompanhado pela equipe médica e a família recebeu orientações”, afirmou.
Rosane disse que todo o estoque já foi revisado e foi constatado que o frasco com soro receitado ao paciente era o único com problema de prazo de validade. Uma sindicância interna será aberta para apurar a origem da falha. “Vamos tomar as providências administrativas e ver o processo como um todo de almoxarifado, de distribuição ara entender o que ocorreu. Nos desculpamos e nos colocamos à disposição da família. Infelizmente houve uma falha e esse soro foi colocado com a data vencida”, disse.

 

Fonte: G1

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!

You may also read!

Goleiro Bruno se entrega à polícia antes de receber voz de prisão

Goleiro Bruno se entrega à polícia antes de receber voz de prisão

Espalhe essa informação Como a delegacia ainda não havia sido informada da decisão do STF, o jogador do Boa

Read More...
Pai leva interno foragido de volta para Fundação Casa de Ferraz, em SP

Pai leva interno foragido de volta para Fundação Casa de Ferraz, em SP

Espalhe essa informação De acordo com a fundação, 17 internos fugiram no último domingo (23); dois voltaram para a

Read More...
Travesti morre em São Carlos, SP, após complicações devido ao uso de silicone

Travesti morre em São Carlos, SP, após complicações devido ao uso de silicone

Espalhe essa informação Veronica Rios tinha 35 anos estava internada há 12 dias na UTI da Santa Casa. Ela

Read More...

Deixe uma resposta

Mobile Sliding Menu