I Simpósio de Direito Ambiental acontece nesta quinta na OAB/RO

Com o tema “A bioética na experimentação animal”, acontece nesta quinta-feira(27), a partir das 19h o I Simpósio de Direito Ambiental realizado pela Universidade Federal de Rondônia, com apoio Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO).

O evento é organizado pela 33ª Turma de Direito da Universidade Federal de Rondônia e o objetivo é ampliar a discussão sobre a problemática que há na experimentação animal e a bioética.

Entre os palestrantes, está o renomado especialista Frank Jeferson Alárcon de Barrientos que atualmente desenvolve tese de Doutorado em Bioética (UFF) abordando os tópicos: Neurociência, Primatas e Experimentação Animal e possui larga experiência na área de Biologia Molecular e Biofísica.

Na programação consta também a palestra da mestre em Direito Ambiental Daniela Lopes de Faria. Ela é representante da OAB/RO no Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Rondônia e no Conselho de Política Ambiental de Rondônia, além de presidente da Comissão do Meio Ambiente na OAB/RO.

Os participantes serão certificados em quatro horas aula e as inscrições devem ser realizadas no site

Sobre os palestrantes:
Frank Jeferson Alárcon de Barriento
BSc. em Ciências Biológicas pela UNICAMP (1992-1996) e MSc. em Química (Físico-Química) pela USP-São Carlos (1997-1998). (Ênfase em Estrutura de Proteínas) atuando principalmente nos seguintes temas: Esquistossomose, Modelagem Molecular e Resolução Estrutural de Proteínas, Sequenciamento de DNA e Anotação de Genomas, Bioinformática. É autor de invenção (WO/2003/082897: SYNTHETIC ACTIVE PEPTIDE FRAGMENTS) voltada à elaboração de peptídeos miméticos de proteínas de Schistossoma mansoni para uso como vacina e/ou diagnóstico. Atualmente é pesquisador permanente do governo federal (INPI) responsável pela análise de mérito de pedidos de patente em solo brasileiro e colaborador da ONG Britânica CrueltyFreeInternational.org (vinculada à BUAV – UK).

Daniela Lopes de Faria
É Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). É conselheira titular, representando a OAB/RO, no Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Rondônia e no Conselho de Política Ambiental de Rondônia. Presidente da Comissão do Meio Ambiente na OAB/RO. Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Católica de Rondônia. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da Faculdade Católica de Rondônia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Socioambiental e Econômico, Direito Ambiental, Direito dos Povos Indígenas e Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade de risco, responsabilidade socioambiental, áreas contaminadas, reparação do dano ambiental, meio ambiente e saúde, políticas públicas ambientais, direitos culturais dos povos indígenas, sociologia do desenvolvimento, desenvolvimento sustentável, etnodesenvolvimento, expansão do direito penal, direito penal do inimigo, constitucionalismo latino-americano, controle de constitucionalidade.

FONTE: Ascom – OAB/RO

 

Deixe sua opinião via Facebook abaixo!
Por favor, dê um like em nossa página no Facebook
Placeholder
Anterior «
Próximo »

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

  • twitter
  • googleplus

Deixe uma resposta

Direto de Brasília

Associado da Liga de Defesa da Internet