Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Iacira Azamor atrasa folha da Caerd proprositalmente, pois tem dinheiro na conta

Caerd é multada por fracionar folha de pagamento, Iacira tem estado no primeiro lote de pagamento

0

Com exclusividade, Painel Político teve acesso a documentação financeira da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia, CAERD, que comprovam a vontade da Presidente Iacira Azamor em causar o atraso da folha de pagamento que já está no terceiro mês atrasado, Agosto, Setembro e Outubro.

Conforme documento abaixo, a CAERD recebeu em sua conta só no mês de Outubro, cerca de  8 Milhões.

Para se ter uma ideia, a Folha de Pagamento dos colaboradores da Caerd chega ao montante em média de R$ 3,4 Milhões, sendo que deste valor pouco mais de 1 milhão é referente apenas aos cargos comissionados, chamados de CAS’s, que estão sendo exonerados por força de decisão judicial.

Caso fosse a intenção da presidente, ela poderia ter facilmente pago as folhas de agosto e setembro sem qualquer tipo de problema, mas não o fez por vontade própria de causar tamanho transtorno.

A Caerd hoje conta com mais de 720 funcionários no total, sendo que 600 são efetivos e custavam à empresa cerca de 2,4 milhões, enquanto que 123 são/eram comissionados e custavam aos cofres da estatal, mensalmente, pouco mais de 1,1 milhão.

Multa por fracionar folha de pagamento

Em Julho deste ano, a CAERD recebeu 2 autos de infração, da SRTE do Ministério do Trabalho: 1º) na qual a Caerd não apresenta documentos sujeito a inspeção do trabalho no dia e hora previamente fixado e 2º) Deixar de efetuar, até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido, o pagamento integral dos salários mensais devido ao empregado.

TRT determina prisão de Iacira em caso de nova desobediência

Em julgamento de Embargos de Declaração no processo 0000849-95.2016.5.14.0001, o magistrado José Roberto Coelho Mendes Júnior determinou a prisão de Iacira Azamor em caso de nova desobediência, em relação ao repasse da contribuição sindical. A empresa desconta a contribuição na folha de pagamento dos colaboradores, mas não repassa à entidade representativa.

CAERD quer mais cargos comissionados

Mesmo com dificuldades financeiras, com folha de pagamento em atraso por três meses e sem quitar seus débitos e com várias decisões judiciais determinando a redução nos quadros e exoneração de todos os cargos comissionados, a companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – CAERD, (ainda) administrada por Iacira Azamor, quer a criação de 48 cargos temporários.

A mensagem 243 protocolada na Assembléia Legislativa, afirma que existe a necessidade desses cargos para a gestão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que, desculpem o trocadilho, estão empacadas desde sempre.

A Carta

Após a mensagem aportar na ALE/RO o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Rondônia – SINDUR/RO protocolou aos 24 Deputados Estaduais que votem contrário ao absurdo da criação de mais 48 Cargos Comissionados, conforme se verifica logo abaixo:

Comentários
Carregando