Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Ifro de Guajará-Mirim, está pronto, mas faltam orçamento e cursos

0

A obra do prédio do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Guajará-Mirim, município de fronteira a 330 quilômetros de Porto Velho, foi concluída nesta semana. Faltando detalhes como parte elétrica, sistema de telefonia e internet e nova licitação para construção de outros prédios, a unidade possui a maior estrutura do estado, mas ainda não há previsão de cursos regulares.

Com capacidade de receber 1.500 alunos em pleno funcionamento, o Ifro de Guajará teve sua obra que durou mais de dois anos concluída na segunda quinzena de abril. O prédio conta com 28 salas de aulas, laboratórios de informática, química, física e biologia. Segundo o diretor do campus, Vagner Schoaba, a unidade é a maior de Rondônia.

A mobília já foi comprada e deve chegar nos próximos dias. Equipamentos também já foram adquiridos, mas ainda não há previsão de início das atividades plenas. O local deve ser ocupado primeiro pelas turmas de ensino à distância, que atualmente funcionam na escola municipal Maria Liberty. “Primeiro, as turmas de ensino à distância vêm para a unidade quando tivermos energia elétrica e internet, e até agosto deve começar um curso técnico de informática. A partir de outubro, estamos planejando começar processo seletivo para os cursos normais”, explica Vagner.

Os cursos fixos da unidade ainda não foram definidos, e nem foi definido como será o funcionamento do campus. Com a proposta inicial de atender estudantes brasileiros e bolivianos, além de orçamento para a escola funcionar, falta definir se o Ifro será binacional ou campus de fronteira. “Estamos aguardando a União aprovar o orçamento. Faremos ampla divulgação do processo seletivo, inclusive na Bolívia. Ainda não foi definido se será um campus binacional ou campo de educação de fronteira, pois falta acordo Brasil-Bolívia, com cooperação dos dois países, mas mesmo se houver cotas, acredito que não deverá passar de 10%’, explica o diretor.

Comentários
Carregando