Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Indústria de bicicletas Cairu vai abrir fábrica no Tocantins

0

A indústria de bicicletas Cairu, sediada em Pimenta Bueno (RO) está passando por um processo de ampliação e em breve estará inaugurando uma nova fábrica, na cidade de Palmas, estado do Tocantins. A empresa, que iniciou suas atividades em 1985 com a venda de peças no varejo, atualmente é a terceira maior fabricante de bicicletas do país, e está aumentando seu parque industrial também em Pimenta Bueno. No último fim de semana, os proprietários da empresa, os irmãos Eugênio e Euflávio Ribeiro convidaram vereadores e o prefeito de Pimenta Bueno para uma visita ao parque industrial e mostraram todo o processo de produção. A Cairu, atualmente, produz os garfos e quadros de suas bicicletas e a linha de montagem entrega 40 mil bicicletas por mês.

Todo o processo é automatizado, e mesmo assim a empresa ainda gera cerca de 1500 empregos diretos, o que representa quase 5% da população de Pimenta Bueno. Segundo os irmãos Eugênio e Euflávio, a Cairu conta atualmente com capacidade de armazenamento de 26 mil metros quadrados, e precisa ampliar, “estamos construindo um novo depósito, porque já estamos com muita coisa no pátio”, disseram.

O galpão de armazenamento e distribuição impressiona pelo tamanho.Prateleiras com 12 metros de altura em um corredor imenso guardam peças e acessórios que são despachados para quase todo o país. O galpão onde funciona a linha de montagem também é impressionante, uma indústria que movimenta milhares de peças diariamente.

Motos e capacetes

A Cairu também fabrica acessórios e peças para motocicletas, que são vendidas para grande parte do país. Um dos setores que mais cresceu nos últimos anos foi a fabricação de capacetes, da marca Gow, a principal concorrente da San Marino, líder do mercado nacional. Os capacetes Gow são fabricados também em Pimenta Bueno, onde funcionava a primeira fábrica da Cairu. Segundo Euflávio Ribeiro, a tendência é o mercado crescer ainda mais, “nosso capacete tem um diferencial em relação ao de nosso concorrente, um sistema de abertura da viseira mais resistente. Nossos produtos tem preço e qualidade e já estão consolidados no mercado”, explicou.

A nova fábrica a ser inaugurada em Palmas terá a capacidade de produzir até 18 mil bicicletas por mês, segundo os empresários.

Além de bicicletas e acessórios, o grupo Cairu conta com transportadora e distribuidora de combustíveis, além de postos de combustíveis em Rondônia.

 

Comentários
Carregando