Jean é atendido pela Caerd e caminhão pipa fornece água potável em Nova Califórnia

Parlamentar trabalha pela melhoria das estradas da região da Ponta do Abunã

O deputado Jean Oliveira (PMDB) recebeu em seu gabinete a liderança da Ponta do Abunã, Irineu Antônio, mais precisamente do distrito de Nova Califórnia, que veio trazer demandas daquela comunidade e solicitar apoio do parlamentar para resolver problemas enfrentados pela população.

Irineu Antônio, em nome do Fórum de Políticas Públicas do Distrito de Nova Califórnia, entregou documento ao deputado onde solicita, com a máxima urgência, sua intervenção junto ao Governo para o envio de um caminhão pipa para o fornecimento de água potável para a comunidade.

“Todo ano cerca de 70% das moradias da localidade ficam sem água, pois no momento só há fornecimento através de poços amazônicos e infelizmente a maioria seca no período de estiagem. Assim, a água, que já não é de qualidade, torna-se ainda mais perigosa para a saúde, principalmente das crianças”, afirma o documento.

Tomando conhecimento da situação, o deputado ligou para a presidente da Caerd e relatou o fato, mostrando a necessidade daquela comunidade ser atendida na sua reivindicação, ou seja, o fornecimento de água potável por meio de um caminhão pipa nesse período de estiagem. A presidente da Caerd , de pronto, se sensibilizou com a solicitação do deputado e se comprometeu em fornecer água potável à população de Nova Califórnia utilizando um caminhão pipa.

Estradas

Outro grande problema já há muito tempo enfrentado pelos moradores da Ponta do Abunã é a questão das estradas e linhas. Elas estão sempre em estado precário, sem conservação, sem manutenção, prejudicando sobremaneira o setor agrícola, um dos mais produtivos do município de Porto Velho. Prejudicando, também, o transporte escolar e a escoação da produção.

Devido essa situação das estradas, as reservas indígenas estão em “pé de guerra”, conforme informação de Irineu Antônio, ameaçando inclusive incendiar as torres dos fios de transmissão de energia. Inclusive já está marcada para o próximo dia 20 uma grande manifestação de protesto dos indígenas pela melhoria das estradas de acesso e construção de ramais entre as aldeias. A população indígena é de grande significação e importância na região da Ponta do Abunã.

Quanto essa questão das estradas, linhas e ramais, o deputado está em contato com o DER e a Prefeitura de Porto Velho para que se sejam tomadas medidas urgentes buscando solucionar esse problema, atendendo, também, a reivindicação da população indígena da Ponta do Abunã.

Muryllo F. Bastos é advogado, editor do site e Painel Político. Natural de Vilhena.

Deixe uma resposta