Jean Oliveira convoca audiência pública para tratar da ponte sobre o rio Jamari é aprovada

A realização será em outubro na Assembleia Legislativa e irá discutir com moradores e autoridades a situação da ponte.

O deputado Jean Oliveira (PSDB), solicitou na Assembleia Legislativa, audiência pública para discutir e buscar solução para a construção de ponte sobre o rio Jamari no município de Itapuã do Oeste. A audiência pública ficou marcada para o dia 29 de outubro.

Até a data da realização da audiência pública será o tempo para mobilizar a população do município, juntar documentos e convidar todos os órgãos governamentais e não governamentais envolvidos na questão. O objetivo, segundo Jean Oliveira, é sair da audiência pública com uma proposta concreta de solução do problema, ou seja, a conclusão da obra da construção da ponte.

Segundo o parlamentar, há mais de uma década a população de Itapuã espera pela conclusão da ponte sobre o rio Jamari, ligando os dois lados do município, que faz parte da compensação social da Eletronorte pela construção da UHE Samuel. “É muito simples saber por que esse problema tem tanta projeção e é tanto cobrado pelos moradores. 80% da Zona Rural produtiva do município se encontram do outro lado do rio”, explicou.

A ponte começou a ser construída em 2002 e foi entregue em 2004 através de um convênio. No entanto, faltava um aterro que foi providenciado pela prefeitura. Com o início do aterro, parte da ponte desabou e até hoje a obra está abandonada. Um impasse judicial entre a Eletronorte e a empresa contratada para o serviço para atribuição da causa do desabamento impede que a obra seja retomada.

A Eletronorte, diz Jean, tenta tapar o sol com a peneira contratando uma empresa para fazer a travessia de balsa, que sai a cada meia hora. A obra sem conclusão é o símbolo da frustração de quem mora do outro lado do rio, nas estradas vicinais B-40 e T-120. Um dos líderes comunitário que esteve no gabinete com o deputado, disse que se alguém passar mal “tem que entregar na mão de Deus, porque se for a noite não consegue atravessar. É essa a situação”, disse.

Jean Oliveira afirmou que o propósito da audiência pública é fazer uma grande reunião com a população do município de Itapuã do Oeste e exigir que os responsáveis firmem o compromisso da conclusão da obra da construção da ponte no rio Jamari, promessa que já se arrasta por mais de uma década prejudicando a população, agricultores e produtores rurais, responsável por 80% da produção agrícola do município de Itapuã do Oeste.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Deixe uma resposta