Jean Oliveira solicita instalação de fábrica de gelo em Buritis

O deputado Jean Oliveira (PMDB), apresentou indicação na Assembleia Legislativa, onde solicita do governo do Estado a instalação de uma fábrica de gelo para a Colônia de Pescadores Z-11 no município de Cabixi.

A Colônia de Pescadores Z-11 no município de Cabixi foi fundada em 2009. Apesar de poucos anos de fundação encontra-se estruturada e funcionando conforme determina a legislação do setor.

Na justificativa da indicação, o deputado argumenta que o gelo é o principal insumo da pesca, e a fábrica de gelo melhora em muito as condições de trabalho dos pescadores, permitindo que o peixe chegue com mais qualidade às feiras e supermercados e melhorando a renda de quem pesca ou cultiva o pescado.

Aprofundando a finalidade da solicitação, o deputado disse que seu objetivo é apoiar a estruturação da cadeia produtiva do pescado, com fabricação e distribuição de gelo, com a finalidade de:

1) melhorar a qualidade do pescado ofertado por meio de condições adequadas de conservação e armazenamento;

2) contribuir para a redução de custos do processo produtivo mediante a diminuição da cadeia de intermediação na oferta e venda do pescado;

3) aumento da renda dos pescadores artesanais.

“Existe um grande contingente de pescadores artesanais em Rondônia que vivem exclusivamente desse serviço. É preciso que o governo do Estado olhe com mais atenção pra esses pescadores que sofrem com falta de políticas públicas voltadas para esse setor”, disse Jean Oliveira.

Muryllo F. Bastos é advogado, editor do site e Painel Político. Natural de Vilhena.

Deixe uma resposta