fbpx
Júlio Delgado anuncia candidatura à presidência da Câmara

Anunciada na tarde desta segunda-feira (30/01), o parlamentar também vai entrar com um mandado de segurança no (STF) contra o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia.

O deputado federal Júlio Delgado (PSB) anunciou, na tarde desta segunda-feira (30/01), a candidatura à presidência da Câmara dos Deputados e embolou a corrida para dirigir a Casa nos próximos dois anos. Além de correr atrás dos votos dos colegas até a próxima quinta-feira, dia da eleição, o parlamentar também vai entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), que pretende se reeleger no cargo.

Assim como os demais concorrentes, ele aposta numa decisão favorável no STF para ter chance frente ao favoritismo de Maia. A maioria dos partidos da base aliada do governo já anunciou apoio ao deputado do DEM. Inclusive a sigla de Delgado, o PSB. “Sou um candidato avulso. A decisão divulgada pela minha legenda semana passada segue valendo. Mas isso não quer dizer que da nossa bancada eu só vou ter o voto de mim mesmo”, adianta.

O socialista afirma que apresentou seu nome por ter “convicção” de que Maia será impedido de concorrer. “É uma afronta à Constituição e ao Regimento da Casa. Não vamos deixar ele ganhar no tapetão”.

Delgado aproveita para criticar a condução do atual presidente à frente da Casa. “Não podemos ter uma espécie de líder do governo na presidência. Somente a independência entre os poderes é capaz de resgatar o respeito da sociedade ao parlamento”, diz.

Fonte: correiobraziliense

Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Deixe uma resposta