Justiça determina afastamento temporário de diretor de presídio que atirou em ex-detento

Decisão determina que servidor fique suspenso por 180 dias, entregue arma e carteira funcional

A juíza Danila Claúdia Le Sueur Ramaldes determinou o afastamento imediato do diretor do presídio de Joviânia, no sul de Goiás. Segundo a liminar, Tullyo Rodrigues Valadão é suspeito de atirar em um ex-detento em um pit dog da cidade e, para evitar alteração de provas, ele deve ficar suspenso das atividades por 180 dias e entregar arma, porte de arma e a carteira funcional.

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) informou, por meio de nota, que “o servidor já foi devidamente afastado de suas funções”. Também segundo o texto, “foi determinada à Corregedoria da DGAP a instauração de procedimento administrativo para apuração dos fatos”.

Conforme a decisão, o pedido foi feito pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), mas a situação em que o a vítima foi baleada ainda é apurada pela Polícia Civil. Segundo o MP, o ex-detento teria se envolvido em uma discussão com outro agente prisional no pit dog e, em seguida, o diretor do presídio teria atirado três vezes contra a vítima, acertando um disparo na perna.

A juíza argumentou que considera grave a conduta do diretor que, além de atingir o ex-presidiário, causa “grande consternação social, eis que, supostamente, utilizou suas prerrogativas para sair atirando com arma de fogo em via pública, com a arma da corporação”.

Ela afirmou ainda que, além de ter “tentado contra a vida de ex-detento”, o fato ocorreu “em local público frequentado por diversas pessoas, podendo, inclusive, ter ocasionado demais vítimas”.

Ao justificar sua decisão em determinar o afastamento imediato do servidor da sua função, a magistrada argumentou que a medida “impedirá novos danos e resguardará a coleta de elementos de provas, já que a própria função de agente penitenciário poderá influenciar testemunhas e ocasionar entraves à adequada instrução processual”.

G1/GO

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário