Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Justiça Federal determina retirada da Bucyrus

0

Escavadeira que trabalhou na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré corre risco de ser soterrada

Desde 2013 que o estudante de arqueologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Manuel João Madeira Coelho luta para resgatar a escavadeira New Bucyrus que corre o risco de se perder, caso venha a cair no rio Madeira em função de um desbarrancamento. A máquina, que trabalhou na construção do Canal do Panamá, veio para Rondônia no início do século XX para ajudar nas obras da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e terminou soterrada no início da linha férrea, em Porto Velho.

Em função das mudanças na margem do rio, ocasionadas pelas obras das usinas, a escavadeira reapareceu e desde então diversas pessoas se mobilizaram para tentar salvar a máquina. Manuel Coelho ingressou com uma ação civil pública com pedido de liminar na justiça federal para que o município, estado e União realizassem a retirada e a preservação do equipamento.

Uma decisão do juiz federal Dimis da Costa Braga, do último dia 7, estabelece um prazo de 90 dias para que a máquina seja retirada do local em que está e sejam adotadas providências para sua preservação. Veja abaixo a íntegra da liminar:

Comentários
Carregando