Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Coluna – Lúcio Mosquini vai deixar governo e ainda não decidiu candidatura

0

Desinformando

O jornal da família Gurgacz decidiu em sua manchete do fim de semana que Expedito Júnior está fora das eleições do ano que vem. Saiu com o título, “Expedito Júnior está fora das eleições 2014” e baseia essa afirmação em uma suposta consulta que teria feito ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Evidente que a informação deixou muita gente confusa, principalmente pelo fato do ex-senador aparecer liderando uma série de pesquisas nos dois principais cargos que serão disputados ano que vem, de senado e governo.

Na verdade

O jornal fez um apanhado de julgados no site do TSE e chegou por conta própria à conclusão de que Expedito está fora do páreo. O que acontece, porém, é que dois casos análogos já mostraram que a tendência da Corte é a de que ele poderá disputar as eleições. Evidente que no momento do registro de candidatura podem surgir questionamentos, mas a justiça eleitoral normalmente segue um padrão. Seria no mínimo insensato dar duas decisões favoráveis e uma desfavorável em casos idênticos. Confusão, é bem provável que tenha, mas de qualquer forma, a condição de Expedito em relação a 2010 é bem diferente. Se as urnas lhe derem vitória, seja lá qual for o cargo, ela certamente será confirmada pela Corte.

Fechado

A reforma administrativa do governo apertou onde não devia. Em Ouro Preto do Oeste, o ginásio de esportes Agmar de Souza Gomes, o Piauzão está fechado por falta de funcionários desde o dia 28 de outubro. Administrado pela Secretaria de Estado de Educação, o ginásio é utilizado por escolinhas de futsal, handebol, vôlei e basquete (inclusive para cadeirantes), com as atividades paralisadas, cerca de 500 crianças estão impedidas de realizar práticas desportivas. No portão, um aviso informa que “o ginásio está fechado para resolver questões internas”.  A secretaria regional de governo Maria Araujo confirmou o fechamento por falta de funcionários, já que o único servidor público que estava prestando serviço tinha sido exonerado.

Revolta

Moradores do condomínio Garden Club, da empresa Direcional Engenharia, estão revoltados com o desabamento do muro, ocorrido no último domingo após a chuva que caiu sobre Porto Velho. A impressão que dá é que os tijolos do muro foram fixados não com cimento, mas apenas com areia, porque ele literalmente desmanchou com a água. Se os prédios foram construídos com a mesma “qualidade” é bom os moradores ficarem atentos.

Submergiu

Falando em chuva, o prefeito Mauro Nazif está enfrentando uma verdadeira saraivada de críticas por parte da população de Porto Velho. Ele herdou todas as lambanças feitas por seu antecessor, que em oito anos não resolveu absolutamente nada no quesito drenagem. A Avenida Vieira Caúla, por exemplo, foi toda feita na gestão Sobrinho e agora toda a parte de saneamento está sendo feita. A culpa de Mauro é a de não ter mostrado de fato como estava recebendo a cidade.

Enquanto isso

O site Tudorondonia resolveu ressuscitar Roberto Sobrinho, dando espaço para ele dizer que “fez em quatro anos o que não fizeram em quarenta”. Então tá, a repercussão foi imediata. Dezenas de comentários expressam bem o que sente a população de Porto Velho em relação a gestão petista por essas bandas. Nem Carlinhos Camurça, com todos os problemas e falta de recursos conseguiu fazer tanta bagunça como Roberto, cujo caixa sobrava dinheiro, mas tecnicamente falhou feio.

Sensatez

O conselheiro federal do Conselho Federal de Medicina, Hiran Gallo divulgou artigo durante o fim de semana onde faz uma reflexão sobre o programa Mais Médicos, do governo federal. Sem ataques e com ponderações lógicas, demonstra que existem equívocos no programa que precisam ser reavaliados.

Não foi

O chefe de gabinete de Hermínio Coelho, Cícero Evangelista informou nesta segunda-feira que o deputado não viajou para Recife, conforme informamos na coluna anterior. Hermínio, de acordo com sua assessoria, estava em Manaus (AM), onde teria ido visitar seu irmão. E ele viajou pagando as próprias despesas, assim como de sua família.

Chuchu

Esse foi o apelido dado ao senador Acir Gurgacz por alguns pedetistas aqui de Porto Velho. Segundo eles, é também com esse sabor que pode ser considerado o mandato de Gurgacz. Não mostrou a que veio. E o “coronel Chuchu”, segundo pedetistas e ex-pedetistas, não anda muito preocupado com os rumos de sua legenda, “quem manda e desmanda é Rui Motta”, disse um deles a coluna. Bom, isso não é novidade e para falar a verdade o PDT não anda agregando muito não. Houve exatamente o contrário, uma debandada.

E 2014?

Ainda é uma incógnita se o PMDB vai manter a aliança com Gurgacz na reeleição de Confúcio. O próprio PMDB está rachado com a chegada do empresário Mário Portugues. Ele quer ser candidato, mas declarou por diversas vezes que não pretende disputar espaço com Confúcio. O governador anda seriamente aborrecido com as manobras do senador Valdir Raupp, responsável pelo racha dentro do partido. Mas é que Raupp trabalha com números e eles mostram que para que Confúcio fosse reeleito ele teria que adotar algumas medidas drásticas. A começar com a demissão sumária de todo seu secretariado.

Vai sair

Lúcio Mosquini, principal assessor de Confúcio pretende deixar os cargos que ocupa, secretário de Obras e diretor do DER em fevereiro de 2014. Segundo Mosquini, ele precisa de um tempo para a família e ele pondera que “está com sua missão quase cumprida”. Cacifado, Mosquini pode vir para a disputa, mas ele desconversa, “ser deputado federal significa estar longe de Rondônia, ser deputado estadual não acrescenta muita coisa”. Pela lógica sobra governo ou senado, mas Mosquini afirmou que a princípio, pretende mesmo é descansar.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon.

Cenoura melhora qualidade do esperma em até 8%, diz estudo

Estudo mostra que a cenoura pode melhorar a fertilidade masculina. Pesquisadores da universidade de Harvard investigaram os efeitos de diversos vegetais e frutas na qualidade do esperma e constaram que a cenoura mostrou os resultados mais expressivos. O vegetal é capaz de aprimorar a performance do esperma entre 6,5% e 8% e também melhora a habilidade do espermatozoide de nadar até o óvulo. A pesquisa contou com a participação de 200 homens jovens, que seguiram dietas contendo uma variedade de frutas e vegetais para testar quais apresentavam os melhores efeitos sobre a qualidade do esperma. Os alimentos de cor amarela e laranja se mostraram mais eficientes em fortalecer o espermatozoide por conter carotenóides, que são convertidos pelo corpo em antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres, um grupo destrutivo de átomos que o próprio metabolismo produz e que pode prejudizar as membranas e o DNA.

Comentários
Carregando