Luiz Cláudio pressiona Conab para intervir no preço do feijão

O deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO) participou de uma audiência com o Diretor de Políticas e Informações da Conab, João Marcelo, que segundo o parlamentar foi a primeira pessoa que deu esperança na compra do feijão em Rondônia do pequeno produtor.

Luiz Cláudio disse que assim que assumiu o seu mandado em fevereiro, procurou a presidência do órgão, relatando os problemas que afligiam e ainda preocupam os pequenos agricultores plantadores de feijão que se encontram a mercê dos atravessadores, sem nenhuma proteção do governo federal.

[su_frame align=”right”] [/su_frame]“Sem essa proteção da Conab, os pequenos produtores são obrigados a vender a sua safra pelo preço que os atravessadores querem, causando prejuízos ao homem do campo”, frisou.

Luiz Cláudio disse que levou esse problema para a Conab e se surpreendeu com a informação de que o órgão não havia tomado nenhuma providência no sentido de intervir no mercado para assegurar o preço justo do feijão.  “Segundo o próprio João Marcelo, a Conab de Rondônia não repassou nenhuma informação nesse sentido à Brasília”, disse.

“A colheita de feijão em Rondônia já começa no próximo mês. Será que por descaso desse órgão, vamos repetir 2014?”, argumentou o parlamentar.

Após exaustivas argumentações em defesa dos pequenos produtores, o parlamentar ouviu do representante do órgão que na próxima semana, levará à ministra da agricultura, Kátia Abreu a situação de Rondônia e pedirá prioridade e urgência nas providências junto a Conab para que ocorra a intervenção na região que produz feijão, havendo assim, garantia de preço mais justo ao agricultor.

“Vou continuar cobrando para que pelo menos esse ano de 2015, seja o início de um olhar diferente por parte da Conab ao pequeno produtor de feijão que precisa ter seu preço garantido e melhore sua renda, consequentemente, sua qualidade de vida”, finalizou.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta