Maiores de 12 anos terão que tirar CPF se forem dependentes no IR

Obrigatoriedade de possuir o documento para quem é listado no imposto de renda a partir desta idade, que antes era de 14 anos, vale a partir de hoje.

A Receita Federal reduziu de 14 para 12 anos a idade mínima para a qual é obrigatório possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF). A obrigação de tirar o documento a partir dessa idade vale para que for incluído como dependente em declaração do imposto de renda. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira e passa a vale a partir de hoje.

Segundo a Receita, a medida foi tomada para melhorar o controle sobre as declarações do imposto. “A obrigatoriedade reduz casos de retenção de declarações em malha, reduz riscos de fraudes relacionadas à inclusão de dependentes fictícios e, também, a inclusão de um mesmo dependente em mais de uma declaração”, diz a Receita em comunicado.

Fonte: veja.com

Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Deixe uma resposta