Maurão é homenageado por iniciativa da semana de estudos e programa de  prevenção da epilepsia

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), foi homenageado pela Associação de Pessoas com Epilepsia do Estado de Rondônia (Aspeeron), com uma placa de reconhecimento, denominada “Amigo da Epilepsia”.

O presidente da associação, Edmilson Barros, fez a entrega, no plenário da Assembleia Legislativa, após a sessão ordinária da tarde de terça-feira (29) ser suspensa.

“Tenho um irmão que durante uns 10 anos sofreu com a epilepsia. Ele fez uma cirurgia em Goiânia, há 10 anos, e com a graça de Deus, ficou curado. Eu sei das dificuldades que as pessoas com esta doença neurológica sofrem e pude dar a minha contribuição”, disse Maurão.

O dirigente da Aspeeron agradeceu aos parlamentares pela aprovação das matérias. “O presidente batalhou para que haja benefício aos epiléticos, ingressando com os projetos de lei, que foram aprovados pelos deputados estaduais. Essa homenagem, outorgada pela Federação Nacional da Epilepsia se estende a todos os parlamentares”, destacou.

Edmilson cobrou que a lei seja implantada efetivamente e que a Comissão de Saúde da Assembleia possa apoiar a entidade, nesse desafio. “Precisamos de medicamentos, de atenção especial na rede pública de saúde e queremos esse apoio”.

Leis em vigor

A criação da semana estadual de estudos sobre a epilepsia e suas manifestações neuropsiquiátricas e viscerais, além da implantação do programa de prevenção à epilepsia e assistência integral às pessoas com epilepsia, integram os dois projetos de lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, aprovados pelos deputados.

A Semana Estadual passa a ser realizada todo mês de março, porque no dia 26 se comemora o Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia. O programa de prevenção prevê o atendimento clínico especializado em todas as unidades do sistema público de saúde, além da medicação necessária ao tratamento.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Deixe uma resposta