Maurão e Luizinho participam de Dia de Campo em  Cerejeiras

 

A propriedade de Expedite dos Reis, de 82 anos, na linha B, recebeu na manhã desta sexta-feira (1º), mais de 100 produtores rurais da região, para participarem do Dia Especial da Cultura do Inhame, promovido pela Prefeitura de Cerejeiras, em parceria com a Emater.

Sempre apoiando o setor produtivo de Rondônia, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) e o deputado estadual Luizinho Goebel (PV), prestigiaram o evento que contou com palestras e informações sobre a cultura do inhame.

Maurão de Carvalho defendeu que, especialmente os pequenos produtores, possam ter essa alternativa de renda. “Estamos aqui para incentivar o plantio, para que os agricultores acreditem e invistam na produção de inhame, que oferece muita rentabilidade e tem mercado garantido”, destacou.

Segundo Maurão, o investimento para produzir inhame é pequeno. “Soja dá um bom lucro, mas precisa de muita área, de muito investimento. Já o inhame, exige pouco e produz muito, sendo ideal para o pequeno produtor diversificar a sua produção”, enfatizou.

Luizinho Goebel afirmou que Rondônia está superando a crise que assola o Brasil, graças à sua força produtiva. “É das mãos calejadas dos homens e mulheres do campo que sai a riqueza do Estado. Por isso, meu mandato tem um compromisso especial com os produtores rurais”, completou.

Goebel anunciou que, com emendas de sua autoria, foram adquiridos equipamentos para apoiar os produtores rurais. “Estão em Vilhena e o prefeito Airton deve buscar nos próximos dias, para fazermos a entrega”, garantiu. O deputado, ressaltou a importância de se investir na cultura.

“Quem planta dois hectares de inhame, fatura em média, por ano, R$ 50 mil. É um faturamento que ajuda e muito às famílias do campo. Vale a pena investir, vale a pena utilizar uma parte da propriedade para o inhame”, garantiu.

O diretor geral do DER Ezequiel Neiva prestigiou o evento e disse que é importante conhecer essa nova cultura. “É uma novidade, uma alternativa, que em pequenos espaços, produz o suficiente para dar rentabilidade ao produtor”.

Ele aproveitou para anunciar que em breve vai ser licitado, em dois trechos, o asfalto ligando Cerejeiras a Pimenteiras do Oeste. “Serão dois lotes para a pavimentação até Pimenteiras e vamos também licitar o asfalto de seis quilômetros ligando ao distrito de Vitória da União, em Corumbiara”, assegurou.

 

Luciano Brandão da Emater de Alvorada do Oeste, onde o inhame se consolidou, afirmou que quem produz comida, nunca passa fome. “E o preço do inhame, que é todo exportado para o Nordeste, está muito bom e o produtor vai lucrar bem”, acrescentou.

O prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes (PP); o regional da Emater, Ênio Milani; o secretário municipal de Agricultura, Nilson Fernandes; vereadores e secretários municipais recepcionaram os parlamentares.

Após a palestra, foi servido um almoço e em seguida os produtores visitaram a plantação de inhame de seu Expedite.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Deixe uma resposta