Maurão prestigia seminário do TCE, voltado a orientar gestores em fim de mandato

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, participou na manhã desta segunda-feira (7), da solenidade de abertura do Seminário “Fechando as Contas: Ações e Orientações para os Gestores Municipais em fim de Mandato”, evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, com a finalidade de orientar gestores municipais em final de mandato.

“É importante essa ação pedagógica e educativa, permitindo que prefeitos, presidentes de câmaras, secretários e técnicos municipais possam ter acesso a informações precisas, que sirvam de base para as ações dos gestores, sempre se levando em conta os princípios da legalidade”, observou Maurão.

Os deputados estaduais Laerte Gomes e Só na Bença (PMDB), também participaram da solenidade, que foi conduzida pelo presidente do TCE, conselheiro Edilson de Sousa, com as presenças do vice-governador Daniel Pereira (PSB), do presidente do TJ, desembargador Sansão Saldanha, do procurador geral de Justiça, Airton Marin, do prefeito da capital, Maurão Nazif (PSB), membros do TCE e demais autoridades.

O presidente do TCE registrou que o seminário tem um caráter pedagógico.

“Vamos reforçar os cuidados em final de mandato, como o controle dos gastos, limite de despesas com pessoal e do endividamento dos municípios. Há uma carência de conhecimento técnico e legislativo, fundamentais para a prática de uma boa gestão”, destacou.

O conselheiro disse ainda que, em 2012, ano de eleições, somente um município de Rondônia teve as contas aprovadas em sua totalidade. “Foram 33 reprovadas e 18 reprovadas com ressalvas. Isso nos chamou a atenção e esse seminário tem essa missão de melhorar esse ambiente administrativo”, acrescentou.

Maurão de Carvalho reforçou a necessidade de os gestores terem uma equipe técnica qualificada, para que não haja o cometimento de erros. “Muitas das vezes, o gestor erra por desconhecimento, não por dolo, por querer fazer mal feito. Em razão disso, é fundamental que haja uma equipe preparada para orientar e manter os processos administrativos dentro da legalidade”.

O seminário, com mais de mil inscritos, segue até a próxima sexta-feira (11), com palestras e oficinas com especialistas em gestão pública, inclusive de outros estados.

Homenagem

Na abertura, o presidente do TCE fez a entrega da medalha Mérito de Contas ao conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, um dos palestrantes do Seminário.

News Reporter
Muryllo F. Bastos é advogado, editor do site e Painel Político. Natural de Vilhena.

Deixe uma resposta