Maurão prestigia seminário do TCE, voltado a orientar gestores em fim de mandato

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, participou na manhã desta segunda-feira (7), da solenidade de abertura do Seminário “Fechando as Contas: Ações e Orientações para os Gestores Municipais em fim de Mandato”, evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, com a finalidade de orientar gestores municipais em final de mandato.

“É importante essa ação pedagógica e educativa, permitindo que prefeitos, presidentes de câmaras, secretários e técnicos municipais possam ter acesso a informações precisas, que sirvam de base para as ações dos gestores, sempre se levando em conta os princípios da legalidade”, observou Maurão.

Os deputados estaduais Laerte Gomes e Só na Bença (PMDB), também participaram da solenidade, que foi conduzida pelo presidente do TCE, conselheiro Edilson de Sousa, com as presenças do vice-governador Daniel Pereira (PSB), do presidente do TJ, desembargador Sansão Saldanha, do procurador geral de Justiça, Airton Marin, do prefeito da capital, Maurão Nazif (PSB), membros do TCE e demais autoridades.

O presidente do TCE registrou que o seminário tem um caráter pedagógico.

“Vamos reforçar os cuidados em final de mandato, como o controle dos gastos, limite de despesas com pessoal e do endividamento dos municípios. Há uma carência de conhecimento técnico e legislativo, fundamentais para a prática de uma boa gestão”, destacou.

O conselheiro disse ainda que, em 2012, ano de eleições, somente um município de Rondônia teve as contas aprovadas em sua totalidade. “Foram 33 reprovadas e 18 reprovadas com ressalvas. Isso nos chamou a atenção e esse seminário tem essa missão de melhorar esse ambiente administrativo”, acrescentou.

Maurão de Carvalho reforçou a necessidade de os gestores terem uma equipe técnica qualificada, para que não haja o cometimento de erros. “Muitas das vezes, o gestor erra por desconhecimento, não por dolo, por querer fazer mal feito. Em razão disso, é fundamental que haja uma equipe preparada para orientar e manter os processos administrativos dentro da legalidade”.

O seminário, com mais de mil inscritos, segue até a próxima sexta-feira (11), com palestras e oficinas com especialistas em gestão pública, inclusive de outros estados.

Homenagem

Na abertura, o presidente do TCE fez a entrega da medalha Mérito de Contas ao conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, um dos palestrantes do Seminário.

Painel Político, principal fonte de informações políticas de Rondônia. Com noticiário completo sobre economia, variedades e cultura.

Deixe uma resposta