MEC autoriza abertura de 11 novos cursos de Medicina

Mais vagas deverão ser abertas ainda esse ano

O governo federal autorizou nesta terça-feira (1) a criação de 11 novos cursos de Medicina no país. Serão mais de 700 novas vagas anuais em municípios do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

— Esse é um momento importante para 11 municípios brasileiros que aguardam desde 2013 o desenrolar desse processo público e terão oportunidade, a partir do ato homologado hoje, de recepcionar seus cursos de medicina — destacou o ministro da Educação, Mendonça Filho, na cerimônia de assinatura do ato que autoriza a criação das novas graduações.

A assinatura foi feita na presença do presidente Michel Temer, do ministro da Saúde, Ricardo Barros, do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e de diversos políticos e representantes de universidades.

— São mais de 700 novas vagas  por ano em cursos de Medicina nesses 11 municípios: algo que parece trivial, mas ganha uma significação extraordinária. Estamos criando condições para que mais médicos cheguem ao interior do país — garantiu Temer em seu discurso, destacando os investimentos do governo nas áreas de saúde e educação.

O edital que contemplará mais oferta de formação médicas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste deve ser lançado ainda neste segundo semestre, conforme o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta