Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Memorial Governador Jorge Teixeira é inaugurado em Porto Velho

0

As portas do Memorial Governador Jorge Teixeira, localizado na casa em que morou o 1º governador de Rondônia, foram abertas na manhã desta terça-feira (7) na rua José do Patrocínio, Centro de Porto Velho. A casa funcionará para exposição e pesquisa da história política, aberta a toda a sociedade, de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita. A cerimônia contou com a participação de representantes do Exército Brasileiro, que atuaram diretamente na revitalização e reforma da residência, além de autoridades e colaboradores do projeto.

O memorial, instalado na antiga residência oficial do primeiro governador do estado, abriga o acervo pessoal e de trabalho de Jorge Teixeira de Oliveira. Como ponto de referência para o estudo da história de Rondônia, a residência passou por uma revitalização e teve as paredes e assoalhos recuperados e pintados. O jardim foi reestruturado, telhas e madeiras foram trocadas. Além disso, a varanda, portas e rede hidráulica foram recuperadas.

Segundo a presidente da Sociedade Jorge Teixeira de Oliveira, historiadora Yêda Borzacov, que participou ativamente na coleta do acervo do governador para abrigar na casa que constitui o memorial. Ela conta que o governador entregou peças a ela pouco antes de sair do estado, pedindo que ela guardasse. “É muita emoção, pois dois ou três dias antes dele deixar o estado, me deu um saco com documentos e peças e disse: ‘guarde, um dia você irá precisar'”, lembra Yêda, que durante a solenidade leu trechos do seu livro “Porto Velho – 100 anos de história” com passagens e frases do governador, que tinha como lema “trabalho, trabalho e trabalho”.

No local, os quartos e salas foram transformados em um museu da história de Rondônia durante o governo de Jorge Teixeira. Móveis da época foram recuperados e compõem a decoração do acervo. A sociedade tomou iniciativa para preservar e manter em exposição permanente as fotos, documentos e publicações em jornais. Além de objetos pessoais dos anos de 1979 a 1985, período de estruturação e criação do Território Federal de Rondônia.

A recuperação do memorial foi realizada com a parceria entre o Exército Brasileiro, o Sistema Fecomércio e a Rede Amazônica. Soldados do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) atuaram na reforma da casa, iniciada em outubro de 2013 e concluíram o acabamento em 2014. As instituições fizeram doações de materiais e contribuíram com o apoio total ao projeto.

Na inauguração, o chefe da Casa Civil, Emerson Castro, representou o governador e falou sobre a importância da memória de um povo. “Eu visitei essa casa quando era criança. Nossa memória está muito viva, antes dispersa e agora reunida, nossos estudantes podem saber de onde viemos e a história de cada figura pública”.

A banda do Exército tocou os hinos Nacional e de Rondônia durante a inauguração. O Memorial Governador Jorge Teixeira deve funcionar de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h, e será aberto ao público com entrada gratuita. A casa fica na rua José do Patrocínio, no bairro Caiari.

Comentários
Carregando