Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Mercado prevê maior queda do PIB em 25 anos em 2015

0

Economistas consultados pelo Banco Central voltaram a reduzir a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. De acordo com o boletim Focus, do BC, o mercado prevê queda de 0,58% na atividade econômica deste ano. Se confirmada, será a maior retração deste 1990, quando o PIB recuou 4,3%.

Pesquisa da semana passada indicava queda de 0,5% neste ano.

Os analistas também aumentaram o pessimismo em relação à inflação. A projeção para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 7,47% no fechamento deste ano. Na semana passada, a previsão era de 7,33%. O valor segue acima do teto da meta da equipe econômica para a inflação, que é 6,5%.

No caso da produção industrial, é esperado recuo de 0,72%, contra 0,35% na semana passada.

Copom

Em semana de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), os investidores e analistas do mercado financeiro aumentaram a expectativa de fechamento da Selic, taxa básica de juros da economia, para 2015. O mercado espera que a Selic chegue a 13% ao ano, o que implica um aumento até o fim do ano de 0,75 ponto percentual em relação ao patamar atual, de 12,25% A projeção anterior era que a taxa encerraria os doze meses em 12,75% ao ano.

Em relação ao fechamento do câmbio neste ano, a projeção passou de R$ 2,90 para R$ 2,91.

Com informações da Agência Brasil

Comentários
Carregando