‘Microfone da verdade’ promete detectar quando entrevistado conta mentira

Ele vai começar a ser usado na campanha Explorer Investigation do canal de TV que vai entrevistar personalidades da mídia e políticos a partir de setembro

Um novo microfone que vai começar a ser usado pela emissora National Geographic no Brasil consegue identificar quando alguém conta uma mentira. Ao analisar batimentos cardíacos e o timbre da voz de um entrevistado, o acessório consegue identificar quando ele está confiante no que fala e quando não está.

O microfone foi criado em uma parceria entre a National Geographic e a MediaMonks. Ele vai começar a ser usado na campanha Explorer Investigation do canal de TV que vai entrevistar personalidades da mídia e políticos a partir de setembro.

Quando o entrevistado segura o microfone pela primeira vez, o dispositivo começa a medir batimentos cardíacos e padrões de voz. A partir disso, ele identifica um padrão para a pessoa, e a cada vez que uma declaração resultar em uma mudança nesse padrão, o microfone exibe uma luz LED com cores diferentes: verde quando considera que a pessoa manteve a confiança no que falava, amarelo quando ela tem dúvida, e vermelho quando se mostra desconfortável, o que pode ser um indício de que o entrevistado está mentindo.

O microfone não é infalível e pode acusar mentira mesmo quando a pessoa está falando a verdade. Alex Mendes, chefe de soluções criativas da National Geographic da América Latina, diz que o objetivo não é apontar verdades ou mentiras, e sim “guiar uma entrevista pelas questões mais sensíveis ao entrevistado, visando enriquecer a experiência da conversa.”

Fonte: olhardigital

Painel Político, é um blog de notícias de Rondônia, com informações sobre política regional, nacional, economia, jurídico e variedades. Siga-nos nas redes sociais, visite-nos diariamente e fique sempre bem informado.

Participe do debate. Deixe seu comentário