Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

Misturar açúcar pode alterar o efeito da cafeína no organismo?

0

Consumir bebidas com cafeína ou açúcar pode afetar o metabolismo do corpo causando alterações na frequência cardíaca e respiratória, além de ganho de peso. Um novo estudo explora agora qual o efeito das bebidas cafeinadas quando contém açúcar na mistura foi publicado no Jornal de Pesquisas sobre Cafeína.
A frequência cardíaca e a produção de dióxido de carbono foram medidos 30 minutos antes e após os indivíduos que participaram da pesquisa consumirem uma certa quantidade de açúcar e cafeína. Um segundo grupo bebeu apenas a bebida sem açúcar e um terceiro consumiu açúcar, mas não bebeu nada com cafeína.

Foram analisadas 12 pessoas com idades entre 21 e 62 anos. Parte era sedentária, parte mantinha uma rotina de exercícios ativa.
— O consumo de açúcar afeta a saúde do cérebro, assim como a cafeína. Em geral, a produção de dióxido de carbono não diminuiu quando a cafeína e o açúcar foram misturados. No entanto, quando o açúcar foi consumido sozinho, a produção aumentou significativamente. Já a cafeína sozinha retardou a frequência cardíaca de oito pessoas — explicou Patricia Broderick, uma das médicas responsáveis pelo estudo.
O sistema cardiorrespiratório é extremamente sensível às alterações dos níveis de dióxido de carbono no organismo. O corpo humano respira oxigênio e produz naturalmente dióxido de carbono. No entanto, o excesso deste gás traz riscos graves para o sistema cardiorrespiratório e o processo de digestão. Níveis abaixo do esperado também são considerados um fator de risco. A quantidade normal de dióxido de carbono no sangue é de 40 mmHg.

Fonte: ZH bem estar

Comentários
Carregando