Já imaginou atrapalhar uma viagem em família por causa de um problema mecânico que poderia ter sido previsto? E poderia ter sido evitado se tivesse sido feita uma simples revisão.

Para evitar situações desse tipo, é sempre importante levar o veículo a uma oficina para checagem de vários itens. Veja, a seguir, alguns pontos sobre a revisão do carro.

O que é a revisão do carro?

A revisão do carro é feita para antecipar eventuais problemas nos diferentes sistemas do veículo e, com isso, deixá-lo em ótimas condições de uso.

Quando devo fazer a revisão do carro?

Geralmente, a revisão deve ser feita a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. Contudo, o prazo exato consta no manual do proprietário do veículo, que oferece a palavra final em quase tudo que diz respeito ao modelo em questão.

Quem compra um carro novo deve ficar atento às revisões obrigatórias, as quais são condição para que o automóvel não perca a garantia de fábrica. O número dessas idas à concessionária pode variar conforme a montadora, revela o técnico da empresa www.autopecasstore.pt.

Quais itens devem ser verificados?

De modo geral, uma revisão abrange todos os sistemas do carro. Nesse sentido, devem ser verificados o motor, a embreagem, os freios, o câmbio, a suspensão, os fios e os cabos elétricos, a bateria, os pneus, o ar-condicionado entre outros itens.

Por que devo fazer uma revisão do carro antes de viajar?

Se o proprietário do veículo faz as revisões periódicas, em princípio o carro poderia encarar uma viagem sem problemas. Porém, como nem sempre isso ocorre, é recomendável fazer a revisão antes de pegar a estrada para uma passeio mais longo.

Quanto devo ter de reserva financeira?

Uma das reclamações dos motoristas é que a revisão do carro é muito cara. Porém, a longo prazo, esse tipo de manutenção tem a tendência de ser mais barato do que uma manutenção corretiva. Como diz o comentário popular, um carro é um integrante a mais numa família. Por isso, para não colocar em risco os seus parentes de verdade, busque guardar uma quantia de dinheiro mensalmente para que a revisão do carro não fique pesada no seu orçamento. Encare esse serviço como investimento em segurança e não como gasto.

Alan Alex
Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta