Moreira entrega Prêmio Mérito Agropecuário a pesquisador e InpEV
O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Evaristo de Miranda, e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) receberam o Prêmio Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira 2014 no âmbito da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), nesta quarta-feira (10). Miranda recebeu o prêmio por indicação, aprovada por unanimidade, do líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO) e o presidente do inpEV, João Rando, representou a instituição ao receber a condecoração indicada pelo vice-líder do partido, deputado Marcos Montes (MG).

Concedido pela primeira vez, o prêmio foi criado por sugestão de Moreira Mendes e leva o nome do ex-deputado federal Homero Pereira (in memoriam), que atuou fortemente em prol da agricultura e pecuária brasileira.

A escolha de Evaristo de Miranda foi motivada por sua carreira de 35 anos na Embrapa, durante a qual estudou e fomentou a pesquisa em gestão territorial no país. Entre suas contribuições mais conhecidas está o zoneamento agrícola, que permite aos agricultores identificar a melhor cultura e período para plantio de diferentes espécies, contribuindo para diminuição de perdas de safra e de recursos. Evaristo participou, inclusive, do primeiro zoneamento de soja feito no Nordeste.

“Orgulha muito a nós brasileiros e a essa comissão, o trabalho extraordinário que a Embrapa oferece ao Brasil e ao mundo. Atualmente, somos o segundo maior produtor de alimentos do mundo, e não é por acaso. É, principalmente, por causa desse trabalho notável da Embrapa, que tem pesquisadores como o Evaristo”, enfatizou Moreira. A cerimônia também contou com a presença do presidente da Embrapa, Maurício Lopes.

Marcos Montes destacou que o inpEV mereceu o prêmio pelo sucesso do Sistema Campo Limpo que faz a reciclagem de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O método é referência mundial em desempenho nesse setor. “Temos que homenagear instituições e iniciativas públicas e privadas que contribuem para o sucesso do agronegócio brasileiro e o instituto é um exemplo disso”, enfatizou.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário