Morre aos 100 anos, João Havelange, ex-presidente da FIFA

Ele tratava de uma pneumonia em um hospital carioca

Morreu na manhã desta terça-feira (16) o ex-presidente da Fifa João Havelange. Ele tinha 100 anos e estava internado no hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, tratando de uma pneumonia.

Natural da capital fluminense, Havelange esteve à frente da Fifa entre 1974 e 1998 – entre 1963 e 2011, foi membro do Comitê Olímpico Internacional. Muito antes disso, em 1956, ele foi presidente da CBD, que congregava 24 esportes no Brasil.

Comandou, portanto, a Confederação nas conquistas mundiais do futebol brasileiro em 1958, 1962 e 1970.

Em 1999, uma pesquisa do COI colocou o brasileiro entre os três maiores “Dirigentes do Século”, junto com o Barão Pierre de Coubertin, fundador do próprio COI e idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, e o ех-presidente do COI, Juan Antonio Samaranch.

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário