fbpx
Novo golpe no WhatsApp promete passagens aéreas gratuitas

Segundo empresa de segurança PSafe, ameaça gerou mais de 30 mil ciberataques no Brasil em cerca de seis horas

Um novo golpe via WhatsApp vem enganando os usuários brasileiros com a falsa oferta de duas passagens aéreas gratuitas, segundo informações da PSafe. De acordo com a empresa de segurança, a ameaça recente usa a marca da companhia aérea Gol para dar mais credibilidade à suposta promoção junto às vítimas.

Conforme a tecnologia antiphishing do app dfnder security, da PSafe, foram gerados mais de 30 mil ciberataques a partir do golpe em cerca de seis horas.

Assim como em outros golpes similares, o ataque em questão leva o usuário até uma pesquisa falsa antes de poder acessar a suposta promoção – em que é preciso responder as perguntas a seguir: “Você já viajou esse ano?”; “Você está satisfeito com os serviços da GOL?”; “Você prefere a GOL por causa?”; “Você pretende viajar com amigos/família?”.

Após responder as perguntas (e independente das respostas dadas), o usuário é direcionado para uma página em que é pedido que compartilhe a “promoção” com 30 amigos ou grupos de contatos no WhatsApp. Conforme o texto falso, as supostas passagens seriam enviadas por e-mail em até dois dias após o resgate das mesmas pelo usuário.

A companhia de segurança destaca também que o golpe conta inclusive com uma seção que reúne comentários falsos de pessoas que teriam conseguido retirar as passagens gratuitas pela promoção.

Posicionamento Gol

A GOL orienta seus clientes a não clicarem em mensagens de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais. A companhia reitera que preza pela segurança da informação em todos os seus canais de relacionamento. A fonte original e confiável é o site da GOL (www.voegol.com.br). Em caso de dúvidas, o ideal é procurar imediatamente a Central de Atendimento pelo número 0300 115 21 21.

Do IDGNow

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Deixe uma resposta