Painel Político
A maior agência de notícias em seu Whatsapp do Brasil

O Banco Central divulgou o Ranking das Instituições por Índice de Reclamações

0

O Banco Central divulgou o Ranking das Instituições por Índice de Reclamações, agora semestral, que apresenta o desempenho consolidado de bancos, financeiras e administradoras de consórcio no segundo semestre de 2014.

A lista é formada a partir das reclamações do público sobre assuntos regulados pelo BC, com indícios de procedência. O índice semestral representa o número de reclamações de cada instituição financeira ou administradora de consórcio para cada grupo de um milhão de clientes.

O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar a ele, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.

Sobre os principais motivos de reclamação, a liderança ficou com as irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade, com 1.915 queixas procedentes. Em segundo lugar está o débito em conta de depósito não autorizado, que recebeu 1.806 reclamações.

A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o terceiro lugar, com 1.660 queixas. Por fim, a cobrança de tarifa por serviços não contratados e insatisfação com a resposta recebida de reclamação vieram em quarto e quinto lugar, respectivamente, com 838 e 679 reclamações. No total, houve 16.076 queixas procedentes no segundo semestre do ano passado.

 

Comentários
Carregando