O que é e como funciona o MecFlix, o Netflix do governo brasileiro para estudantes

O MECFlix faz parte do projeto Hora do Enem, disponibilizado pelo Governo Federal e Ministério de Educação. O recurso liberado por meio do site TV Escola funciona como o “Netflix” para os estudantes que estão prestando vestibular ou se preparando para o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Estão disponíveis videoaulas preparatórias com temáticas abordadas na prova, como a área de ciências humanas, da natureza, exatas e tecnológicas.

Como funciona o MECFlix?

Quem quiser ter acesso ao conteúdo de vídeos para estudar no ENEM basta fazer um cadastro rápido no site do MECFlix. Para isso é necessário adicionar seu nome, e-mail, criar uma senha e concordar com os termos de uso. Qualquer pessoa com cadastro pode acessar o conteúdo completo gratuitamente, sem precisar comprovar instituição de ensino e o recurso já está no ar.

No site, cada internauta tem um perfil personalizado no qual pode salvar videoaulas interessantes, com a ferramenta de “like”, avaliar conteúdos, montar playlists e adicionar anotações pessoais. A plataforma também tem ferramentas de interações, o que permite compartilhar as videoaulas em redes sociais e fazer comentários públicos.

Dentre os parceiros para o lançamento do MECFlix estão o Ministério da Educação, Governo Federal do Brasil, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Roquette Pinto, UnB e a Universidade Federal de Santa Catarina. No site não há informações oficiais sobre quanto o Governo Federal investiu especificamente no MECFlix.

Conteúdo do MecFlix

No MECFlix a base do conteúdo é oferecido em videoaulas, complementar à plataforma Hora do ENEM. O “Netflix” do ENEM foi lançado com cerca de 1.900 vídeos e essa lista é incrementada pelo MEC com conteúdo de parceiros como a Geekie Game, Descomplica, FGV, Kroton e QR do Enem.

Esse conteúdo fica exibido na interface principal dividido pelas temáticas de “Ciências da natureza e suas tecnologias”, “Ciências humanas e suas tecnologias”, “Linguagens, códigos e suas tecnologias” e “Matemática e suas tecnologias”. No topo é possível fazer buscas pela palavra-chave desejada, caso esteja procurando um assunto específico, ou encontrar filtros por áreas de pesquisa.

Além disso, é prometido a disponibilidade de gabaritos comentados em vídeo após a prova do ENEM por professores e especialistas. Todos esses vídeos são selecionados pelo MEC para os estudantes. Os vídeos podem ser exibidos em tela cheia no computador, em alta resolução e há controles no tocador de “Play/Pause” e “Volume”.

Sobre a Hora do ENEM

O projeto do Ministério da Educação, “Hora do ENEM”, ajuda o estudante com conteúdo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, e agora integra o MECFlix como mais uma plataforma de estudo online. Lá é possível encontrar notícias sobre o ENEM, conteúdo para estudo, programa televisivo com entrevistas, questões comentadas, além de exercícios e simulados online.

O Hora do Enem integra o site TV Escola, também projetado pelo MEC, que reúne material educacional online gratuito. Também é possível assistir A Hora do ENEM como Programa Televisivo no Canal aberto 2.3 (Rio de Janeiro e Brasília) e Canal 3.3 (São Paulo). A plataforma TVEscola está disponível também em aplicativo para Android e iOS (iPhone).

Tech Tudo

Alan Alex é jornalista, editor do site e da coluna Painel Político. Natural de Porto Velho foi criador e editor do site Portal364, trabalhou na redação dos jornais Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, revista Painel Político, foi assessor de imprensa, é roteirista, editor de conteúdo e relações públicas. Também atuou como repórter de TV e rádio. É filiado à ABRAJI.

Participe do debate. Deixe seu comentário